edifício comprado spsul habitação
070222183338c1be04d164ffd099e9e5d21796dc199a6c2a2dd5
Assinatura_protocoloestaçãonaúticacarregaldosal
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.12.24

A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…

19.12.24

O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…

19.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs

por
Jorge Marques

 O Fim ou o Princípio?
Home » Notícias » Concelho » P. Castelo » Taekwondo: Jovem de Penalva do Castelo representa Portugal no Europeu

Taekwondo: Jovem de Penalva do Castelo representa Portugal no Europeu

 Taekwondo: Jovem de Penalva do Castelo representa Portugal no Europeu
14.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Taekwondo: Jovem de Penalva do Castelo representa Portugal no Europeu
21.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Taekwondo: Jovem de Penalva do Castelo representa Portugal no Europeu

Lara Pessoa, de apenas 13 anos, foi convocada para fazer parte da comitiva portuguesa no Europeu de Taekwondo que se realiza na Sérvia, no próximo mês de outubro.

A atleta do Taekwondo Clube do Dão falhou o Mundial por um centímetro e vive agora “uma nova oportunidade”, nas palavras de António Lucas, mestre da modalidade no clube de Penalva do Castelo.

O que esteve em causa na não ida ao Mundial foi a altura de Lara. “No escalão de cadetes, os atletas são divididos por peso e altura. A Lara precisava de um centímetro para entrar na categoria dela. Como media menos um centímetro do que o mínimo que a regra pedia, não pôde ir. Agora o tempo passou, cresceu pelo menos um centímetro (sorrisos)”, afirma António Lucas.

O mestre entende que “fica demonstrado que os azares não impedem que as pessoas alcancem o que querem”. “Terá agora no Europeu a oportunidade que merece”, reconhece o treinador do Taekwondo Clube do Dão.

António Lucas descreve Lara como “uma atleta exemplar”. “Tem seis anos de modalidade, com alguma rotina. De alguns anos para cá, desde que foi campeã nacional pela primeira vez, notou-se quase um sentido de dever da parte dela de manter o nível. O título fez com que quisesse mais e lutasse por outros objetivos. A nível nacional consegue quase sempre manter-se no topo do ranking”, enaltece.

Referindo que esta é a altura de a atleta de 13 anos treinar muito rumo ao momento decisivo, António Lucas lembra que há um outro fator a ter em conta. “É um investimento enorme só o ela ir. Nesta altura estamos à procura de apoios e patrocínios para suportar todas as despesas. Vai lá ficar quatro dias e é preciso alojamento, viagem, alimentação… Tem de ir ela e um treinador e a despesa total é à volta de dois mil euros”, sublinha.

O mestre diz que o dinheiro conseguido até agora é “pouco ou nenhum”, avançando que terá reuniões com juntas de freguesia e autarquia rumo à obtenção de fundos.

António Lucas aplaude o facto de Lara continuar a treinar sem ter a certeza de que consegue competir no Europeu. “Nunca me esqueço de uma conversa que tive há uns anos com o Jornal do Centro. Quando me perguntaram se era utópico sonhar com os Jogos Olímpicos, disse que sim. Já foi há uns aninhos, mas afinal é possível. É muito possível ter alguém do distrito a competir num patamar destes”, reforça.

Lara Pessoa está agora “otimista e muito focada”. “Preocupa-se em manter dieta e treino. Uma jovem de 13 anos já ter esta mentalidade é muito revelador do que ela quer atingir e para o que quer trabalhar. Não há muitos atletas que, com esta idade, reajam assim. Está a trabalhar como se fosse uma profissional e isso é muito positivo”, explica.

O Europeu de Taekwondo realiza-se em Belgrado, na Sérvia, entre 19 e 21 de outubro.

 Taekwondo: Jovem de Penalva do Castelo representa Portugal no Europeu

Outras notícias

pub
 Taekwondo: Jovem de Penalva do Castelo representa Portugal no Europeu

Notícias relacionadas

Procurar