A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta sexta-feira (15 de setembro) um novo alerta devido à previsão de chuva e trovoada nos próximos dias.
Em comunicado, a ANEPC prevê períodos de chuva ou aguaceiros “por vezes fortes, acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo” sobretudo nas regiões Norte e Centro, além de vento forte com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros/hora e agitação marítima com ondas de até 4 metros no litoral Norte e Centro, no domingo (dia 17).
Segundo a autoridade, com as primeiras chuvas depois do verão, podem ocorrer “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”, além de cheias “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras” e infiltrações de água que podem provocar “instabilidade de vertentes” e ainda deslizamentos e derrocadas.
A Proteção Civil também alerta para o arrastamento de objetos soltos para a estrada e outras situações provocadas pelo vento forte, podendo causar ainda acidentes.
Por isso, a ANEPC recorda as medidas preventivas que a população deve tomar nestas situações como a adoção de uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água”.
A autoridade recomenda também à população que não atravesse zonas inundadas, tenha especial atenção ao circular junto de árvores devido ao risco de queda e esteja atento às informações meteorológicas e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.
A ANEPC apela ainda à desobstrução do escoamento das águas pluviais, à retirada de objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento e à fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
O distrito de Viseu está até sábado (dia 16) sob Chuva e aviso amarelo este fim de semana na região de Viseu do IPMA, devido às previsões de aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e granizo.