A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Depois do Começou a Divisão de Honra! CD Cinfães e Castro Daire protagonizam goleadas da jornada, vai começar este domingo a Primeira Divisão distrital.
À semelhança do ano passado, a 1ª Divisão distrital vai ser constituída por três grupos, de acordo com a geografia dos clubes. Nos grupos Norte e Centro há nove equipas, a Sul, dez. A Norte ficam Piães, Tarouquense, Boassas, Ceireiros, Arcos, Oliveira do Douro, Parada, Alvite e Vilamaiorense. Ao Centro entram em ação Travanca, Sezurense, Vila Chã de Sá, Carvalhais, Santacruzense, Campia, Roriz, Os Ciências e Viseu United.
Ao sul, são dez as equipas: Nandufe, Santar, Santacombadense, Vale Madeiros, Moimenta do Dão, Cabanas de Viriato, Silgueiros, Besteiros, Carregal do Sal e Molelos.
Sendo que há nove clubes a Norte e ao Centro, há também sempre um clube que fica de fora em cada jornada, com quatro jogos em cada grupo. Ao Sul, cinco jogos onde os dez clubes entram.
Neste campeonato figuram cinco clubes que desceram da Divisão de Honra na época passada. Carvalhais, Molelos, Roriz, Piães, Santacombadense não conseguiram segurar-se e estão agora no segundo escalão do futebol distrital.
A luta pela subida à Divisão de Honra vai envolver oito clubes. Os dois primeiros de cada grupo (Norte, Centro, Sul) mais os dois melhores terceiros entre os três grupos. Daqui saem as oito equipas da chamada fase de campeão. E só uma delas sucederá ao Vale de Açores como campeão da 1ª divisão distrital. Os clubes que não conseguirem chegar à fase de campeão vão, depois, jogar a Taça da 1ª Divisão distrital, prova que desde 2021 faz parte do calendário do futebol sénior de Viseu.
1ª Divisão Distrital – 1ª jornada
Norte:
Oliveira do Douro – Tarouquense
Piães – Vilamaiorense
Ceireiros – Parada
Alvie – Arcos
Centro:
Santacruzense – Sezurense
Os Ciências – Travanca
Vila Chã de Sá – Viseu United
Roriz – Campia
Sul:
Nandufe – Santar
Santacombadense – Vale Madeiros
Moimenta do Dão – Cabanas de Viriato
Silgueiros – Besteiros
Carregal do Sal – Molelos
A Divisão de Honra também será jogada este domingo, também às três da tarde. O principal campeonato distrital é, nesta altura, liderado por seis clubes que venceram na primeira jornada. Castro Daire, Resende, Oliveira de Frades, Nelas, Lusitano de Vildemoinhos e Canas de Senhorim, todos somam seis pontos.
Divisão de Honra | 2ª jornada:
Cinfães – Sampedrense
Vouzelenses – Resende
Nelas – Castro Daire
Sátão – Lamego
Vale de Açores – Lusitano de Vildemoinhos
Paivense – Oliveira de Frades
Mangualde – Canas de Senhorim
Moimenta da Beira – Ferreira de Aves
Penalva do Castelo – Nespereira
No final do campeonato, o campeão levanta a Taça e segue para o Campeonato de Portugal. Pelo menos três clubes vão descer de divisão. O aumento (ou não) do número de despromovidos dependerá sempre do que fizerem Lamelas e Mortágua no Campeonato de Portugal. Se algum deles cair, outro clube terá de sair da Divisão de Honra. Se ambos descerem, dois clubes têm de abandonar a Divisão de Honra e rumarem à 1ª Divisão distrital.
O segundo classificado da Divisão de Honra apura-se para a Taça de Portugal. O terceiro, quarto e quinto classificados da divisão maior do futebol distrital terão lugar nos quartos de final da Taça de Sócios de Mérito da Associação de Futebol de Viseu.