O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Pedro Escada
O concelho de Armamar vai participar pela primeira vez na Noite Europeia dos Investigadores, numa organização da Câmara e do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira.
“Ciência para Todos: Sustentabilidade e Inclusão” é o mote da iniciativa que acontece na próxima sexta-feira (29 de setembro), a partir das 18h00, no Centro Interpretativo da Mulher Duriense.
Segundo a Câmara, o objetivo da Noite Europeia dos Investigadores é “descentralizar o conhecimento científico, aproximando investigadores dos mais diversos ramos, a sociedade civil e a comunidade escolar”.
Os encontros deste programa decorrem anualmente em várias cidades europeias, procurando envolver e sensibilizar as comunidades para as ciências. A atividade em Armamar conta com o apoio de Raquel Branquinho, cientista natural do concelho.
O programa contará com um grupo diversificado de investigadores de diferentes regiões do país com ‘flash talks’, discussões interativas, atividades práticas, oficinas e demonstrações relacionadas com as áreas de especialização dos investigadores participantes.
Serão abordadas áreas como inteligência artificial, microbiologia alimentar, matemática, astronomia e sociologia. Também a Comissão de Igualdade de Género vai estar presente na iniciativa, com o foco na inclusão da ciência.