No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
O projeto “Diabetes em Movimento” arranca esta semana no distrito de Viseu. Os concelhos de São João da Pesqueira, Tarouca e Tondela aderiram à iniciativa organizada pela Direção-Geral da Saúde, com sessões conduzidas por profissionais ligados ao exercício físico e enfermeiros.
Em Tarouca, o programa destinado a pessoas com diabetes tipo 2 arrancou na segunda-feira (2 de outubro). Todas as semanas, um técnico de desporto da Câmara local e um enfermeiro da Unidade de Cuidados na Comunidade acompanharão os participantes, monitorizando exercícios adaptados à doença e controlando a condição física.
“O Município de Tarouca associou-se a este programa comunitário por entender que é importante que este tipo de patologia não seja uma condicionante para que os cidadãos mantenham uma vida ativa e saudável”, referiu a Vereadora da Ação Social e Saúde, Susana Gouveia.
As ações decorrem das 09h00 às 10h30 às segundas, terças e sextas-feiras no Pavilhão Gimnodesportivo do Centro Escolar de Tarouca.
Já em São João da Pesqueira, as aulas começam quarta-feira (dia 4), mas o projeto já foi apresentado aos utentes que vão participar no projeto, que é gratuito. As sessões decorrem das 14h15 às 15h30, três vezes por semana, no Pavilhão Gimnodesportivo da vila.
O programa inclui ainda a participação em sessões de educação para a saúde, onde se abordam temas como a alimentação, o pé diabético e a medicação, entre outros.
E, em Tondela, o programa também arrancou na segunda-feira. As atividades físicas decorrerão três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 09h00 e as 10h30, no Pavilhão do Complexo Desportivo do Estádio João Cardoso. A participação na iniciativa é também gratuita neste concelho, devendo todos os interessados informar-se junto do seu médico ou enfermeiro de família.
O “Diabetes em Movimento” decorrerá até junho de 2024.