A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Empresas que acompanham o desenvolvimento tecnológico têm maior probabilidade de se destacarem no mercado. Não há como negar, o avanço tecnológico dá-se a alta velocidade e as empresas precisam de o acompanhar se querem crescer.
Portugal tem sido considerado um Empresa do Canadá quer instalar-se na Serra da Estrela que veem no nosso país um bom berço de profissionais qualificados, mas também um bom local para trazer profissionais estrangeiros qualificados que aqui possam investir e oferecer o seu valor. Estas parcerias são especialmente importantes quando realizadas entre universidades, ou empresas internacionais. Graças à globalização, é especialmente importante que as empresas possam contar com conhecimento qualificado, independentemente da sua origem.
No entanto, é importante não esquecer que num país com uma população tendencialmente envelhecida, os avanços tecnológicos não podem substituir por completo, o contacto presencia, ou telefónico. Ainda assim, a população possui cada vez mais literacia tecnológica, e brevemente, comunicar, trabalhar e divertir-se com recurso a ferramentas 100% digitais passarão a ser completamente normalizadas.
Quem se destaca não pode perder o comboio
Ainda há pouco tempo se falava do impacto que a tecnologia 5G teria na sociedade. Hoje discute-se como a inteligência artificial está em alto crescimento e quais os impactos que isso terá nas diversas indústrias.
A alta velocidade a que a tecnologia se move, exige às empresas um constante atualizar e reciclar. Indústrias como a de produção automóvel são pioneiras na automatização. Na verdade, foi esta a indústria que criou o fabrico automatizado, e tem conseguido acompanhar, o avanço tecnológico com a adoção das mais recentes tecnologias de inteligência artificial, principalmente pelo paralelo desenvolvimento dos automóveis elétricos, nomeadamente, a pioneira Tesla, a primeira a verbalizar o desejo de tornar os automóveis a circular de modo completamente autónomo.
Indústria de entretenimento é exemplo de crescimento e reinvenção
A par da indústria automóvel, a indústria do entretenimento, é um ótimo exemplo de um setor que acompanha a evolução tecnológica, e sempre que algo surge, a aproveita para reciclar e crescer conquistando mais consumidores.
Esta evolução começou com o início da internet, com algumas formas de entretenimento exclusivamente físicas, a passaram lentamente para uma versão digital, até à atualidade, onde o entretenimento na sua versão online é mais procurada que as versões físicas, onde, inclusive, algumas deixaram de existir, como os clubes de vídeo.
Atualmente, todos os nichos do entretenimento têm apostado na versão digital, e adotando as novas tecnologias. A indústria do cinema, passou a investir em produções para as plataformas de streaming, como a Netflix que permite aceder a filmes e séries sem sair de casa, como proporciona a divulgação de produções de diversos países – vejamos o sucesso de séries como a Casa de Papel, e mais recentemente passou também a oferecer jogos. O setor dos jogos online, nomeadamente a indústria dos casinos que permite jogar slots online Betway, uma plataforma online, entre outras disponíveis, ou as plataformas de jogos multiplayer, como a Plarium que permite que jogadores de todo o mundo se conectem e joguem na mesma missão.
Ainda que o avanço da tecnologia possa ser adotado de alguma forma por todas as indústrias, algumas, como as mencionadas acima, serão sempre as que estarão na linha da frente a mostrar o próximo destino do comboio da tecnologia.