A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
O jovem Miguel Barra Almeida, de São Pedro do Sul, foi distinguido com a medalha de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF) 2023, decorrida recentemente.
O estudante concorreu pelo Agrupamento de Escolas local, onde foi aluno até ao último ano letivo. Estuda agora Engenharia Aeroespacial na Universidade de Aveiro.
A prova envolveu estudantes de escolas secundárias de 22 países de língua espanhola e portuguesa, da América e da Europa.
A OIbF decorreu em modo remoto “com uma estrutura de monitorização distribuída por 17 países, controlada de forma centralizada, e que nesta edição teve como sede a Costa Rica”, sublinha o Agrupamento de São Pedro do Sul.
“A meritosa classificação obtida pelo Miguel, que não é inédita para este aluno, foi o culminar de um percurso brilhante no AESPS, com destaque nas disciplinas de Matemática, Biologia, Química e Física”, acrescenta.
Um dos propósitos da Olimpíada foi promover o interesse pela Física entre os estudantes, aplicado na resolução de problemas por meio do pensamento crítico e da experimentação.
Entre os medalhados está também Dinis Costa, de Viseu, que ganhou a medalha de bronze. Por Portugal, também ganharam o galardão de bronze Luís Malheiro Duarte e Francisco Carvalho Martins.