Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Festa da Castanha, em Sernancelhe, entra na 31.ª edição de 27 a 29 de outubro. Mais de uma centena de expositores vai estar presente no certame mais antigo do concelho, que terá lugar no Expo Salão local e que promove o principal produto endógeno local: a castanha.
A tradição, o dinamismo económico e o futuro do setor agrícola são as principais premissas desta nova edição.
Segundo a Câmara Municipal, que organiza a Festa da Castanha, o evento pretende não só promover a castanha martaínha, produzida por centenas de produtores do concelho e da região e vendida dentro e fora do país, mas também “ser uma montra para produtores e empresas, impulsionar a economia, o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe e projetar turisticamente Sernancelhe como território único, com história e com passado, onde a identidade se cultiva e celebra”.
“A Festa da Castanha é um exemplo regional de evento que desde a sua origem alcançou todos os objetivos definidos. E ainda logrou muito mais ao registar, no país, a marca Terra da Castanha como símbolo que hoje identifica, explica e diferencia Sernancelhe”, frisa a autarquia.
O evento também vai homenagear “a natureza, os seus agricultores e enaltecerá a relação equilibrada, secular, do homem com o meio que o rodeia”. O evento juntará empresas do setor castanheiro e expositores de artesanato, gastronomia e restauração.
A animação também não vai faltar, além do desporto com os passeios pedestres e de BTT pelos soutos da castanha martaínha e pela Rota da Castanha e do Castanheiro.
A abertura está marcada para as 18h30 do dia 27. O cartaz musical inclui uma atuação da Estudantina Universitária de Viseu no primeiro dia e uma noite de fado à desgarrada com Américo Silva, Liliana Oliveira e Liliana Mateus e de música tradicional com os Siga a Farra no dia 28, entre outras atrações.
Também no dia 28, terão lugar os concursos da Melhor Castanha DOP Soutos da Lapa e o concurso do melhor doce de castanha. Na agenda também está a apresentação do livro Sabores da Castanha Martaínha, ações de formação sobre os soutos e showcookings.