As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os agricultores das zonas de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Águeda vão investir mais de 2,2 milhões de euros na renovação da frota de tratores agrícolas. Os investimentos foram aprovados pela Associação de Desenvolvimento Local (ADICES), que junta os cinco concelhos.
Os resultados foram apresentados numa cerimónia que decorreu nesta terça-feira (17 de outubro) em Santa Comba Dão, onde os beneficiários destes apoios também receberam o comprovativo de aprovação das candidaturas.
Segundo a ADICES, foram aprovados 85 apoios num total de investimento elegível de 2.235.624,68 euros, dos quais 1.117.812,34 euros são a fundo perdido.
“Este montante de apoios fica agora disponível para os agricultores dos cinco concelhos do território que apresentaram as suas candidaturas, num importante reforço financeiro para o reforço das capacidades de trabalho para a produção agrícola da região”, reforça a entidade em comunicado.
A ADICES destaca também a importância do apoio na ajuda à pequena agricultura da região. A medida, integrada nas Estratégias de Desenvolvimento Local, e os seus impactos são “absolutamente essenciais para o fortalecimento da micro e pequena agricultura na nossa região, bem como dotar os pequenos agricultores e empresários agrícolas de ferramentas para a melhoria das suas condições de produção”, realça a associação.
Tondela foi o concelho com mais candidaturas aprovadas, 39, com um investimento total superior a 1 milhão de euros. A ADICES também deu luz verde a 17 projetos oriundos de Santa Comba Dão (investimento aprovado de 447.568,95 euros), 13 de Águeda (353.832,80 euros), 9 de Carregal do Sal (222.757,93 euros) e 7 de Mortágua (161.380,80).
Na sessão de apresentação, que contou com a presença dos autarcas dos municípios da ADICES, o presidente da associação, Ricardo Pardal, salientou a relevância dos grupos de ação local “pela proximidade que promovem e pela capacidade de envolvimento das comunidades na construção de modelos mais participados de desenvolvimento sustentado e sustentável”.
O também autarca de Mortágua e o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, defenderam também que estas organizações deviam ser mais reconhecidas pelo Estado central, “tal como acontece por parte dos municípios”.
Entre outras pessoas, também esteve presente Fernando Martins, diretor regional de Agricultura do Centro, que lembrou a importância da renovação das máquinas agrícolas para aumentar a segurança.