A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai lançar em breve os concursos para as obras da nova residência de estudantes e também da nova Escola Superior Agrária. A notícia, avançada em agosto pelo Jornal do Centro, foi agora anunciada em público pelo presidente da instituição de ensino superior, José Costa.
Na Palestra de Sapiência que decorreu esta quarta-feira (18 de outubro) e que deu formalmente as boas-vindas aos novos alunos do IPV, o responsável salientou que a nova residência de estudantes ficará ao lado das três atuais que vão ser requalificadas. O novo espaço vai ter 150 camas que se juntam às 320 existentes no Campus Politécnico e as obras deverão terminar no final de 2024.
Além deste projeto, também está a ser criada Residência para estudantes em Viseu poderá avançar após prospeções arqueológicas. O processo pertence à Câmara Municipal e está agora em condições de avançar após a realização de prospeções arqueológicas. Mais a norte do distrito, também estão a ser criadas uma residência em Lamego, com 46 camas, e outra em Moimenta da Beira, com 15 camas.
Depois de lançado o concurso para a nova residência em Viseu, segue-se depois o concurso para o novo edifício da Escola Agrária. O presidente do IPV salientou que esta obra visará dar resposta a um anseio de muitos anos.
Também entre os projetos, está a criação de um centro de tecnologia e informação, um dos 31 que vão abrir em todo o país.
José Costa também deu conta dos passos que estão a ser dados para o primeiro doutoramento do IPV em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiente e que será lecionado na Escola Agrária. O Conselho Académico deu parecer favorável à candidatura que será apresentada em parceria com os politécnicos de Coimbra, Castelo Branco e Santarém. “É um dia histórico”, sublinhou o presidente do Politécnico de Viseu.
Na mesma cerimónia, José Costa também anunciou um novo lema para a instituição, “Do IPV vê-se o mundo”, prometendo mais esclarecimentos para 7 de novembro, data em que se assinala o dia do Instituto.
O dirigente anunciou ainda a criação da nova plataforma ‘Alumni’, que corresponde ao nome em inglês para antigos alunos. Segundo o próprio, essa plataforma terá como objetivo fazer com que os estudantes não percam a ligação ao Politécnico.
José Costa também manifestou o desejo de ver o IPV transformado numa universidade politécnica num prazo máximo de dois anos e meio.
O Parlamento .
O Instituto Politécnico de Viseu conta atualmente com 6.300 estudantes.