Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Uma das mais emblemáticas quintas do vale do Douro, a The Vine House em Tabuaço, preparou-se a rigor para o outono e o inverno com uma “happy hour” para os hóspedes desta casa.
Aos feriados e sábados do mês de novembro, das 17h00 às 18h00, o espaço vai oferecer castanhas oriundas de Vinhais, em Trás-os-Montes, e harmonizadas com o vinho Porto Kopke Reserva Tawny. Já em dezembro (exceto no dia do Natal), os hóspedes são brindados com filhós de abóbora que chegam à mesa na companhia do Kopke Fine White.
Ambos os momentos podem ser aproveitados na sala de estar da The Vine House, com vista para o Douro vinhateiro. Mas as castanhas também estão em destaque no menu desenhado pelo chef Vítor de Oliveira para o novo restaurante Quinta de São Luiz, recentemente inaugurado.
A pensar no Dia de São Martinho, Vítor de Oliveira preparou propostas temáticas que vão ser servidas apenas no fim de semana da festividade (11 e 12 de novembro). A ementa também inclui porco bísaro com puré de castanhas e um doce de castanhas, entre outras propostas. Este menu pode ser degustado, se as condições meteorológicas o permitirem, no amplo terraço do restaurante.
Com estas propostas, a The Vine House – localizada na Estrada Nacional 222, na localidade de Adorigo, e ligada à Kopke, a mais antiga casa de vinho do Porto – diz que cumpre os requisitos para uma “escapadinha de inverno” com temperaturas mais frias e depois de completada a vindima. De portas abertas há sensivelmente um ano, este espaço resulta da recuperação de uma antiga casa de família com mais de 200 anos.
A casa de campo também convida à descoberta da região num ambiente de charme e conforto. Goza de um total de 11 quartos, cujos preços rondam desde os 120 euros, e todos têm vista sobre o rio Douro.
Cada quarto tem o nome emprestado aos vários talhões de vinha que compõem a propriedade: Amadiz, Cardanho, Encosta, Tegão, Rumilã, Galeira, Lobata, Canária, Tilieira, Mesquita e D. Pedro.
Seis desses quartos contam ainda com uma varanda exclusiva, tendo aos seus pés a Vinha Rumilã, a mais antiga de São Luiz, com origem numa parcela centenária.
Marcada por um legado secular, pernoitar na The Vine House é também um convite para ficar a conhecer um pouco do passado da região demarcada mais antiga do mundo e que junta boa parte do norte do distrito de Viseu.