Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
Com a presença garantida nos ‘16 avos’ da Taça de Portugal, o CD Tondela viajou até à Madeira, para defrontar o Marítimo, uma das claras candidatas à subida de divisão. O Desportivo para o campeonato estava há três jogos sem perder, à entrada desta 8ª jornada, enquanto a equipa do Funchal apenas por uma ocasião não tinha marcado golos em jogos para a Segunda Liga.
Bom tempo na Madeira não impediu nulo ao intervalo
A jogar em casa, o Marítimo entrou com tudo no jogo e antes dos 10’, por duas ocasiões poderia ter inaugurado o marcador. Primeiro, Higor Platiny rematou com perigo para uma boa intervenção de Ricardo Silva – após um desvio – e minutos depois Lucas Silva rematou à barra da baliza do Desportivo.
O CD Tondela sentia bastantes dificuldades para sair para o ataque, fruto da grande pressão efetuada pelo Marítimo na sua zona mais ofensiva. Por volta da meia hora de jogo, o Desportivo parecia mais confortável no encontro e até tinha um domínio nos números da posse da bola.
Na reta final da primeira parte o encontro estava partido, com as duas equipas a tentarem ter o esférico nos pés. O intervalo chegou com o nulo no marcador, com o Marítimo a ter tido duas boas chances a abrir o encontro, mas com o passar dos minutos as oportunidades de golo desapareceram completamente.
Que ‘jogaço’!
Ao contrário do primeiro tempo, foi o Desportivo quem entrou melhor no período complementar e aos 55’ conseguiu inaugurar o marcador. Falha na construção de jogo do Marítimo, Yaya Sithole recuperou a bola e assistiu Rui Gomes para um remate bem colocado apenas com o guarda-redes pelas frente.
Passados oito minutos veio o segundo golo auriverde. Luan Farias aos 63’ efetuou um passe milimétrico para Rui Gomes bisar na partida. Numa altura em que o CD Tondela parecia ter uma pedra encima do jogo – com dois golos de vantagem – o Marítimo conseguiu surpreender e no espaço de um minuto os madeirenses empataram o jogo. Dois golos de cabeça aos 73’ e 74’: primeiro Matheus Costa após um canto e depois foi, após um cruzamento, foi Euller quem marcou.
Os golos do empate e o facto de estar a jogar em casa deram ímpeto ao Marítimo para os últimos minutos da partida e foram várias as tentativas da equipa em colocar-se na liderança do marcador, mas sem sucesso: o jogo terminou e o empate a duas bolas foi o resultado final.
A igualdade coloca o Desportivo no 9º lugar do campeonato, com dez pontos. Para a semana o CD Tondela volta a jogar no Estádio João Cardoso, frente ao Torreense.