A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Alguns eventos foram adiados no distrito de Viseu devido à previsão de mau tempo prevista para os próximos dias. É o caso, por exemplo, da 8.ª Feira da Castanha em Souto de Lafões, no concelho de Oliveira de Frades, que ia decorrer este domingo (5 de novembro).
Além do certame, também foi adiada a caminhada desportiva relacionada com o evento. Ambas as iniciativas estão agora reagendadas para 19 de novembro. O programa do certame no Parque de Lazer Moinho da Ponte incluía ainda o magusto, um torneio de malha e a atuação do Rancho Folclórico de São João da Serra.
Para essa mesma data, vai realizar-se a segunda edição do Trail Mortágua, inicialmente marcado para 29 de outubro. A prova é constituída por duas distâncias distintas: a distância curta de 13 quilómetros e a longa de 22 quilómetros, além da caminhada com cerca de 8 quilómetros.
Também devido à previsão de mau tempo para este fim de semana, a atuação itinerante do grupo de música folk portuguesa Os Burricos também foi adiada em Vila Nova de Paiva. A formação ia fazer uma digressão pela sede do concelho e pelas localidades de Touro, Vila Cova à Coelheira, Pendilhe, Fráguas, Queiriga e Alhais, no âmbito da iniciativa Aldeias Mágicas.
O mau tempo também já obrigou ao , que iria decorrer este sábado (dia 4) em Viseu. O cortejo foi adiado para data a ser anunciada pela organização.
Entretanto, no distrito, a Semana fecha com chuva na região de Viseu e fim de semana começa com aviso amarelo levou ainda ao encerramento de Parques da cidade de Viseu encerrados durante o fim de semana. O Parque Aquilino Ribeiro, Mata do Fontelo, Mata da Quinta da Cruz, Mata do Serrado e Mata da Quinta do Bosque vão manter-se encerrados pelo menos até à próxima segunda-feira (dia 6).
Em Mortágua, o acesso ao Parque Verde encontra-se temporariamente interdito devido à queda de árvores nos últimos dias. “Dada a continuidade da instabilidade das condições atmosféricas e a necessidade de salvaguardar a segurança das pessoas, a referida interdição irá manter-se até ser efetuada a remoção das árvores caídas ou em risco de queda, e a avaliação da situação de risco das árvores remanescentes”, refere a Câmara local em comunicado.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo este sábado (dia 4). Entre as 06h00 e as 12h00, o alerta é para a previsão de “precipitação por vezes forte e persistente, em especial nas regiões montanhosas”. Já das 06h00 às 18h00, os meteorologistas preveem a ocorrência de “rajadas até 85 km/h (quilómetros/hora), sendo até 110 km/h nas terras altas”.