cd tondela
viseu xmas run corte
sevenair avião
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.12.24

A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…

19.12.24

O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…

19.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs

por
Jorge Marques

 O Fim ou o Princípio?
Home » Notícias » Diário » Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos

Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos

pub
 Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos
03.11.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos
22.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um novo alerta devido às previsões de mau tempo para este fim de semana. O distrito de Viseu Semana fecha com chuva na região de Viseu e fim de semana começa com aviso amarelo (4 de novembro), graças à chuva e ao vento fortes.

Em comunicado, a entidade prevê não só esta previsão como também agitação marítima e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela “para as próximas 48 horas”. A precipitação vai ser mais intensa nas regiões Norte e Centro, podendo ser acompanhada de trovoada. As rajadas de vento também podem atingir os 100 quilómetros/hora nas terras altas.

A Proteção Civil também alerta para o aumento das afluências em várias barragens do país, incluindo a albufeira de Ribeiradio, em Oliveira de Frades, e também em bacias hidrográficas como as do Douro e do Mondego.

A ANEPC adverte para possíveis episódios de chuva intensa, vento forte, agitação marítima e queda de neve e para os seus efeitos, nomeadamente inundações, cheias, deslizamentos, derrocadas, pisos escorregadios, desconforto térmico devido ao vento e às baixas temperaturas, e arrastamentos de objetos soltos.

A autoridade recorda, por isso, das medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar estas situações. Entre elas, está a adoção de uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias”.

A Proteção Civil também recomenda à população que não atravesse zonas inundadas, tenha especial atenção ao circular junto de árvores e ramos devido ao risco de queda e esteja atento às informações meteorológicas e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.

A autoridade apela ainda à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, à retirada de objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e a uma fixação “adequada” de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

Depressão Domingos afeta Norte e Centro com chuva forte no sábado
A depressão Domingos deverá afetar em particular o Norte e o Centro do país este sábado. Segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o fenómeno desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste, e às 12h00 de sábado deverá estar centrada a sul da Irlanda, com impacto significativo na costa norte espanhola e a região do golfo da Biscaia, “com vento e agitação marítima muito fortes”.

Apesar de Portugal continental “não ser diretamente atingido pela tempestade, uma superfície frontal fria associada” irá atravessar o território no sábado, originando “períodos de chuva forte e persistente na noite e manhã de dia 4 no Norte e Centro, em especial no litoral e nas regiões montanhosas, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde”, lê-se na nota.

“Na região Sul, prevê-se períodos de chuva, em especial durante a tarde de dia 4, mas que será em geral moderada a fraca”, acrescenta-se.

O vento irá intensificar-se a partir do final desta sexta-feira (dia 3), “soprando forte de sudoeste no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Espichel, onde as rajadas poderão atingir 75 a 85 km [quilómetros]/hora], e por vezes muito forte nas terras altas, com rajadas até 110 km/h”, prevê o IPMA.

“O vento rodará gradualmente para oeste a partir da manhã, diminuindo a intensidade a partir do final da tarde de dia 4”, referiu.

 Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos

Outras notícias

pub
 Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos

Notícias relacionadas

Procurar