Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O auditório da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) e a Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, recebem este fim de semana (10 a 12 de novembro) o Colóquio Internacional Portugal e o Brasil (1500-2022).
O evento, que reúne oradores portugueses, brasileiros e espanhóis, visa promover um debate sobre a relação entre Portugal e Brasil e sobre os 200 anos da independência do país de Vera Cruz.
O programa tem início às 09h30 de sexta-feira e conta com quatro painéis de palestras e momentos de debate no auditório da ESEV até sábado. O programa inclui ainda uma visita à exposição “Brasileiros torna-viagem e a Santa Casa da Misericórdia de Viseu” no Museu da Misericórdia às 18h00 de sexta-feira.
Também no sábado, o músico José Pedro Pinto vai atuar num concerto de órgão de tubos na Igreja da Misericórdia. Já no domingo, o dia será passado na Casa da Ínsua, das 10h00 às 12h30, hora em que termina o colóquio.
Entre os oradores confirmados estão José Manuel Santos Pérez (“Comparações, influências, reconhecimento: a independência do Brasil e a Espanha”), Henrique Almeida (“Aquilino Ribeiro no Brasil: ‘tão brasileiro como o próprio Portugal’”), José Manuel de Oliveira (“Camilo Castelo Branco e o Brasil”), João Alpuim Botelho (“O olhar de Rafael Bordalo Pinheiro sobre o Brasil na segunda metade do século XIX”), Francisco Olazabal de Albuquerque e José Luís Nogueira (“A Casa da Ínsua e os Albuquerques: de Penalva do Castelo para governadores de Mato Grosso”), entre vários outros.
A organização está a cargo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Viseu e ESEV.