Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Banda Musical de Gouviães atuou em honra da padroeira dos músicos, Santa Cecília, num concerto realizado no último sábado (18 de novembro) em Tarouca.
O Auditório Municipal Adácio Pestana recebeu a atuação que foi “um exemplo vivo de união entre música, cultura e associativismo”, referiu a Câmara, recordando que a música “é uma intemporal e inesgotável fonte de cultura que acompanha gerações, marca e eterniza momentos com a sua sumptuosidade”.
O concerto contou com a presença de vários músicos convidados que, em plena sintonia com a Banda de Gouviães, abraçaram a música e a plateia com as suas execuções e interpretações, homenageando os 25 anos de liderança do maestro Ricardo Fonseca à frente do grupo local.
“A Banda Musical de Gouviães é um dos verdadeiros tesouros culturais do concelho de Tarouca, e o concerto foi mais uma prova da importância da preservação desta nossa herança musical, e a homenagem que aqui foi prestada ao maestro Ricardo Fonseca é por isso justa e mais que merecida”, referiu o presidente da Câmara de Tarouca, Valdemar Pereira.
A Banda Musical de Gouviães foi fundada em 1877 e formou vários instrumentistas que integraram os mais famosos grupos musicais, bandas e orquestras sinfónicas, além de solistas, maestros, compositores e professores de conservatórios e de academias.
O grupo participou em festas civis, religiosas, encontros e concursos de bandas por todo o país e lançou o seu primeiro CD em 2007. Também organiza desde 2009 o Festival de Música Prof. Adácio Pestana.