A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
Os futebolistas João Félix, António Silva e Maria Alagoa e a jogadora de voleibol Bárbara Gomes estão entre os 13 embaixadores de Viseu enquanto Cidade Europeia do Desporto. O concelho recebe, a partir de 1 de janeiro, essa designação atribuída pela Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto.
Também os nomes do selecionador de futebol feminino, Francisco Nato, da jogadora de hóquei em patins, Beatriz Figueiredo, do piloto Hugo Lopes e do atleta Mário Trindade foram referidos como ‘caras’ da Cidade Europeia do Desporto.
A nadadora Joana Cardeal, a atleta Rita Figueiredo, os ciclistas Tiago Ferreira e Tiago Ladeira e a jornalista Andreia Sofia Matos completam o leque de eleitos como embaixadores.
Numa cerimónia oficial que decorreu nos Paços do Concelho de Viseu, os embaixadores foram chamados um a um e antes de um breve discurso receberam uma lembrança evocativa do desafio que aceitaram.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu defendeu que a cidade “tem feito o seu trabalho”, recordando o tempo em que era atleta e só havia um campo para jogar. Fernando Ruas lembrou que “as entidades europeias normalmente não fazem fretes a ninguém” e consideraram que Viseu, dadas as modalidades praticadas, merecia “a incumbência de ser Cidade Europeia do Desporto”.
O autarca referiu-se aos embaixadores como “o resultado da sementeira que fomos fazendo”. “A dialética do desenvolvimento começa assim. É preciso responsabilizar, exigir e nós nunca vimos nenhum país, região ou cidade, desenvolver-se com cidadãos passivos. As instituições têm de ser ambiciosas”, sublinhou Ruas.
No discurso oficial, afirmou que Viseu terá em 2024 “um ano extremamente exigente”. “Nós temos de ser como a mulher de César: ser e parecer. Temos de ser Cidade Europeia do Desporto e justificar a escolha”, afirmou.
Viseu foi designada oficialmente Cidade Europeia do desporto em junho deste ano. Durante três dias a cidade teve a visita de embaixadores internacionais que se certificaram de que Viseu reunia todas as condições para receber a designação.