Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Termina esta sexta-feira as votações para o Orçamento Participativo de Oliveira de Frades, que tem cinco projetos sujeitos a sufrágio.
Entre os projetos concorrentes está, por exemplo, a requalificação da zona envolvente ao Jardim de Infância de Arcozelo das Maias, com um investimento de 8930,79 euros. Esta iniciativa visa terminar o arranjo do espaço do estabelecimento que, desde 2018, tem sofrido transformações significativas criando condições de atividades polivalentes no exterior. “Resta uma pequena parte para se dar por concluída a demanda para uma valência exemplar, que dignifica a aldeia”, refere a proposta.
O Orçamento Participativo também colocou para votação a requalificação da antiga Escola Primária de Reigoso, reativada pelos jovens da freguesia e com um investimento de 10 mil euros. O plano passa pela cobertura do pátio traseiro e pela melhoria das portas e janelas, permitindo oferecer melhores condições e receber convívios e atividades organizadas para a comunidade.
Já o projeto Gato de Rua, com um orçamento de 9 994,8 euros, quer preservar o bem-estar animal e do ser humano com a criação de colónias de gatos silvestres esterilizados, reduzindo a sua propagação com, pelo menos, uma colónia por freguesia. A proposta envolve a aquisição de oito abrigos e tem como objetivo realizar cerca de 65 esterilizações de gatas e 17 de gatos.
No Cowork In Oliveira de Frades, orçamentado em 9 786,26 euros, o objetivo é transformar uma infraestrutura municipal existente num local de coworking local (partilha de espaços) que pretende promover a inovação e a colaboração. Este projeto visa estabelecer um polo de atração para profissionais que procuram qualidade de vida no concelho.
Por fim, também está para votação a requalificação do espaço público exterior do bairro da Remolha, com um investimento previsto de 4 798,30 euros. O projeto quer aproveitar um espaço verde e colocar ali equipamentos de apoio a atividades lúdicas e de lazer e zonas de sombra para pessoas e carros, além de uma churrasqueira, mesas de piquenique e parque infantil.