A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Centro de Operações de Mobilidade de Viseu (COMV) deverá ficar pronto no final de Março. Esta é, pelo menos, a data que o presidente da autarquia espera que venha a ser cumprida. Fernando Ruas, que assumiu não gostar comprometer-se com obras cujos atrasos não são responsabilidade do executivo, disse estar convencido de que a conclusão está para breve. “As intervenções estão na parte final, o que falta não é nada difícil de fazer”, sustentou, avançando que para aquele equipamento vão ser transferidos alguns dos serviços da autarquia.
“Vai ser uma estrutura diferente e que tem uma característica que não é normal. É superior às necessidades, mas vamos aproveitá-la. Temos alguns serviços em instalações alugadas. Ficam lá melhor e fica melhor a Câmara que assim não tem de pagar”, frisou o autarca.
O projeto da nova central de camionagem, apresentado pela autarquia liderada então por Almeida Henriques, cria um Centro de Operações considerado dos melhores do país. Na altura, falava-se numa estrutura parecida com um aeroporto.
Com um orçamento de 5 milhões de euros, as obras iniciaram-se em 2020 e tinham um prazo de execução de 560 dias.
No COMV estará centralizada a coordenação e controle de trânsito e tráfego e ali será feita a gestão da rede de mobilidade suave, dos sistemas de partilha de bicicleta e carro, do sistema de serviço de transporte a pedido e a coordenação dos serviços de gestão do estacionamento.
Desde agosto do último ano que decorre a segunda fase das obras, que contempla a remodelação do edifício. Já a primeira fase serviu para a criação de um parque de estacionamento que irá permitir o estacionamento de autocarros e a relocalização de garagens e oficinas. Com esta solução, serão abertos 190 lugares de estacionamento para ligeiros e 44 lugares de estacionamento para autocarros, além dos localizados nos cais de embarque.