A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Lamego vai rearborizar espaços verdes no centro da cidade, num investimento de 175 mil euros. O projeto inclui a criação de ilhas-sombra no meio urbano, em especial nas urbanizações do Paraíso, Rabolal, São Gens e Oliveiras.
A obra Lamego vai ter mais árvores no centro da cidade “privilegia a constituição de espaços arborizados, com árvores e arbustos adaptados ao meio urbano, que garantem espaços mais sombreados e frescos, e a construção de relvados”, refere a Câmara, que admite que uma das maiores dificuldades da intervenção é a remoção das raízes das antigas árvores.
O projeto de rearborização dos espaços verdes destas urbanizações com centenas de moradores também inclui a instalação de novo mobiliário urbano, nomeadamente bancos em granito, papeleiras e mesas para piqueniques.
A autarquia de Lamego também vai colocar ninhos para pássaros nalgumas árvores, com o objetivo de “proteger a biodiversidade e o ecossistema local”.
O projeto prevê ainda a substituição dos muros que circundam as áreas ajardinadas e a colocação de um novo sistema de regas.