Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A antiga escola primária de Freixinho, no concelho de Sernancelhe, foi transformada num centro interpretativo. O Espaço Memória – Gentes e Tradições foi inaugurado no passado domingo (14 de janeiro) com um investimento de 87 mil euros, apoiado pelos fundos comunitários.
O novo espaço visa ser “um local de encontro, de convívio e de preservação da cultura e do património” e divulgar a identidade da freguesia de Freixinho, explica a Câmara Municipal.
“Com os testemunhos das gentes daquela localidade, com o seu saber e com as memórias que guardam de antigamente, pretende-se que neste espaço as novas gerações conheçam os seus antepassados, as tradições e a história da terra”, sublinha a autarquia.
O Espaço Memória elenca o património da freguesia como a marginal do rio Távora, o Convento, as cavacas, o forno comunitário, as vindimas, a vareja, a apanha da maçã e frutos vermelhos, entre outros elementos.
“O Espaço Memória será também uma mostra do património paisagístico e ambiental, da nossa gastronomia e de todas as marcas que tornam Freixinho diferente”, realça a Câmara de Sernancelhe.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, que foi convidado a presidir à cerimónia.