A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Alunos da Escola Profissional de Vouzela (EPV) começaram a receber palestras sobre fotografias de natureza, a poucas semanas do arranque da Fotógrafos nacionais e internacionais em mais um Festival de Imagem de Natureza. As sessões vão percorrer as escolas do concelho até ao final de janeiro.
Na EPV, os estudantes aprenderam técnicas para observar e fotografar a fauna com a orientação do fotógrafo e biólogo João Rodrigues, seguindo uma abordagem mais prática.
Segundo o profissional, as palestras querem dar a conhecer as diferentes técnicas de fotografia de vida selvagem “desde as mais comuns espécies até aos mais esquivos animais noturnos nos mais diferentes meios”.
As palestras também visam “partilhar e dar a conhecer ferramentas e sistemas desenvolvidos por fotógrafos para conseguir captar perspetivas únicas e singulares”, acrescenta o fotógrafo de 23 anos que integra a comissão organizadora do Insitu.
Lembrando a dificuldade que é conseguir captar imagens de fauna, “é muitas vezes necessário recorrer a técnicas que diminuam o contacto entre fotógrafo e vida selvagem para que seja possível a aproximação de forma calma e ética”, conclui João Rodrigues.
O 13.º Festival de Imagem de Natureza de Vouzela irá realizar-se de 2 a 4 de fevereiro, reunindo fotógrafos consagrados como Nuno Neves, Gonçalo Elias, José Frade, Ismael Cunha, Carla Beato, Tiago Mateus, Jacinto Policarpo, Pedro Rego e João Teles de Vasconcelos.
Os nomes internacionais já confirmados são o grego Agorastos Papatsanis (vencedor da categoria Plantas e Fungos do concurso Wildlife Photographer of the Year 2023) e o britânico Richard Peters (vencedor do European Wildlife Photographer of the Year 2015).