Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Câmara de Castro Daire lançou um projeto de recolha de lixo porta-a-porta que abrange o pequeno comércio e serviços do concelho. Para já, oito estabelecimentos aderiram à iniciativa, mas o objetivo é chegar a mais lojas da vila.
O projeto é uma parceria entre o município e a Associação de Municípios do Planalto Beirão, visando recolher resíduos valorizáveis junto dos espaços comerciais.
A viatura que está de serviço para este projeto foi recentemente inaugurada na presença do executivo municipal, através da vereadora Idália Ribeiro, e do secretário executivo da Associação do Planalto Beirão, José Portela.
Além de Castro Daire, o serviço também passou a entrar em funcionamento recentemente nos concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penalva do Castelo.
“Com este serviço, pretendemos facilitar a gestão destes resíduos, por partes dos produtores e aliviar a pressão na rede de ecopontos existente, aumentando a sua disponibilidade para os produtores domésticos”, realça o Planalto Beirão.
O serviço de recolha porta-a-porta é gratuito e permite a reciclagem de resíduos de recolha seletiva (papel e cartão, plástico e metal, e vidro), a diminuição do volume de resíduos indiferenciados, a proteção do ambiente e a redução da tarifa municipal de resíduos urbanos.
O Planalto Beirão lançou inicialmente o projeto-piloto em 2019 e, no ano passado, recebeu quatro novas viaturas para este serviço.