A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Câmara de Vouzela destruiu 680 ninhos de vespa asiática em 2023, adiantou esta quinta-feira a autarquia. Os ninhais foram eliminados “com recurso à utilização de dispositivo a ar comprimido e injeção com vara de carbono”, acrescentou em comunicado. O trabalho tem sido assegurado pela Proteção Civil local.
O veterinário municipal, João Caseiro, explica que os métodos variam de acordo com o local onde são detetados os ninhos, podendo ainda “pontualmente ser utilizado spray inseticida diretamente na entrada do ninho, quando este se encontre num local de mais fácil acesso, como em anexos ou muros”.
Segundo o médico, a vespa asiática representa um risco para a apicultura, produção agrícola e também para o bem-estar e a segurança das populações.
“Nesta medida, a autarquia tem vindo a reforçar a resposta municipal no combate à vespa velutina, que tem sido assegurada pelo serviço de Proteção Civil, em parceria com duas equipas de apicultores de Cambra e de Campia”, salienta.
A Câmara de Vouzela aconselha a população a comunicar a existência de ninhos de vespa asiática pelo número 232 740 740. A autarquia também vai organizar neste sábado (10 de fevereiro) uma Estudo sobre a vespa asiática apresentado em Vouzela.
Nesta ação, serão apresentados os resultados de 12 anos de estudos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) sobre a espécie da vespa velutina Nigrithorax em Portugal. A iniciativa será dinamizada por José Aranha, professor catedrático do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD.
A sessão, aberta ao público, terá lugar no Auditório Municipal 25 de Abril, pelas 10h00.