A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Foi entre os pingos da chuva que alguns carnavais do distrito de Viseu saíram à rua no último fim de semana.
Por exemplo em Lazarim, no concelho de Lamego, milhares de pessoas assistiram ao desfile dos caretos da vila, deixando o público “completamente extasiado”, relata a Câmara Municipal, que acrescentam que vieram a Lazarim visitantes “vindos dos quatro cantos do país e de várias partes do mundo”. O espírito carnavalesco em Lazarim continua até esta Terça-Feira Gorda (13 de fevereiro), dia em que as novas máscaras saem à rua pela primeira vez.
Já no concelho de Nelas, a vila de Canas de Senhorim entrou em modo de festa com os desfiles dos bairros do Paço e do Rossio neste domingo (dia 11). O Carnaval invadiu as ruas com corsos “alegres e coloridos” das duas localidades num dia que foi de “pura animação”, enaltece a autarquia de Nelas.
O mesmo não se pode dizer da vila de Nelas, onde os desfiles dos bairros da Nelas: Desfiles de Bairro da Igreja e Cimo do Povo cancelados por causa do mau tempo.
Para já, está prevista a realização de um outro cortejo para esta terça-feira, assim como a tradicional troca das rainhas na Praça do Município. Em Canas estão previstos um novo desfile e o tradicional despique entre Paço e Rossio para esta terça-feira de Carnaval. O Entrudo será ‘queimado’ na noite desta quarta-feira em Nelas e Canas de Senhorim.
Em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, a Dança dos Cus continua depois de se ter realizado o jantar na Tenda Louca, que juntou várias pessoas para um dia de animação no domingo. A dança que dá nome à tradição carnavalesca irá ser cumprida esta segunda e terça-feira.
Mais a norte, em Cinfães, realizou-se o Entrudo de Pias em Cinfães, uma ocasião que foi “verdadeiramente memorável” e que “não teria sido possível sem o apoio e dedicação de cada um”, enalteceu a organização.
“Ficamos especialmente felizes em saber que houve uma boa adesão à máscara típica de Pias, que as corridas foram as mais disputadas dos últimos anos e que o Touro, um símbolo tão vital para a autenticidade e tradição do nosso Carnaval, não foi esquecido e recebeu toda a devida reverência”, acrescenta.
Já em Resende, a folia do Carnaval de Loureiro voltou às ruas do concelho e animou todos os visitantes que, apesar das previsões meteorológicas, não deixaram de assistir ao cortejo.
Entretanto, ao longo desta semana, vários carnavais da região de Viseu vão ser cumpridos, entre eles o Entrudo de Quintela de Azurara em Mangualde, o Enterro do Entrudo de Repeses em Viseu, o Entrudono em Penedono e o Carnaval de Negrelos em São Pedro do Sul.
Também estão agendados para esta semana os desfiles em Viseu (esta quinta-feira, dia 15), Oliveira de Frades (esta terça-feira), Penalva do Castelo (esta terça), Sernancelhe (esta sexta-feira, dia 16), Pinheiro de Ázere (esta terça e domingo, dia 18), Fataunços e Alcofra (ambos no domingo).
Vários destes festejos foram retirados das suas datas iniciais e reagendados devido à previsão de mau tempo.