MUV autocarros Viseu
800px-camara_municipal_de_mortagua_web
joão azevedo
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…

04.02.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

04.02.25

Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….

29.01.25
Home » Notícias » Concelho » V.N. Paiva » Uma Viagem com Aquilino Ribeiro por Vila Nova de Paiva

Uma Viagem com Aquilino Ribeiro por Vila Nova de Paiva

 Uma Viagem com Aquilino Ribeiro por Vila Nova de Paiva
25.02.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Uma Viagem com Aquilino Ribeiro por Vila Nova de Paiva
05.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Uma Viagem com Aquilino Ribeiro por Vila Nova de Paiva

Estamos nas Terras do Demo que Aquilino Ribeiro esreveu e eternizou em granito, em 1919. Sem idílios campestres ou romantismos importados, Aquilino retratou este território, seu lugar de nascimento e de nostalgias infantis, com a mesma dureza dos cristais de quartzo que compõem os granitos que aqui são tudo. Mas até a rocha mais dura e granulosa tem dentro de si a fragilidade e o brilho dos seres mais maleáveis, quais micas luzidias.

Descrição do Percurso
Antes de iniciar o percurso recomenda-se uma passagem pelo Posto de Turismo, ponto de início da jornada, onde poderá encontrar alguns dos produtos que caracterizam e enriquecem esta região, além de poder adquirir um exemplar das Terras do Demo, a melhor companhia possível para uma pausa a meio caminho.
Neste primeiro troço urbano não deixe de notar a vistosa Igreja de S. Sebastião. O percurso desenvolve-se pela avenida principal, acompanhado de ciclovia, até atingir a povoação de Alhais, onde faz desvio à esquerda para visita à Igreja Paroquial e à pequena mas entusiasmante praça onde se encontra um cruzeiro e o espectacular Pelourinho de Alhais.
A jornada de acesso ao rio Paiva, que encontrará na praia fluvial da Azenha, faz-se atravessando uma frondosa mata de carvalhos, pontuada aqui e ali pela presença de pinheiros e giestas. Seguem-se cerca de 3,5 Km ao longo do rio, quase sempre sob a sombra de uma espectacular e imaculada galeria ripícola, por caminhos de pé posto. Retorna à sede concelhia pelo Circuito de Manutenção.
Rio Paiva
Nasce na Sera de Leomil, no concelho de Moimenta da Beira, e percorre cerca de 110 Km antes de encontrar as águas do Douro, em Castelo de Paiva. Apresenta grande diversidade de habitats, espécies e ecossistemas, alguns prioritários a nível europeu. Acarinhado pelas gentes dos 10 municípios que atravessa, tem desde 2010 uma ONG (S.O.S. Rio Paiva) dedicada à sua promoção sociocultural e preservação ambiental.

Pontos de Interesse
1 – Museu Arqueológico do Alto Paiva;  2 – Igreja Matriz de S. Sebastião;  3 – Igreja Paroquial de Alhais; 4 – Pelourinho e Cruzeiro de Alhais; 5 – Carvalhal;  6 – Praia Fluvial da Azenha; 7 – Rio Paiva (Poldras); 8 – Capela de St. António

pub
 Uma Viagem com Aquilino Ribeiro por Vila Nova de Paiva

Outras notícias

pub
pub
 Uma Viagem com Aquilino Ribeiro por Vila Nova de Paiva

Notícias relacionadas

Procurar