A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A candidatura do Bloco de Esquerda para as legislativas em Viseu reuniu com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e a escola de cães-guia de Mortágua. Na reunião com o SEP, os bloquistas ouviram as reivindicações destes profissionais de saúde e a situação em que estes se queixam na Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões.
O Bloco, que tem como cabeça de lista José Miguel Lopes, lamenta a “discriminação inadmissível e intolerável” dos enfermeiros e exige que a administração da ULS acabe com a situação, cumpra com a lei e contrate de forma permanente os profissionais que sejam “indispensáveis à prestação de cuidados de saúde de qualidade”.
O Sindicato dos Enfermeiros tem Sindicato diz que enfermeiros do Hospital de Viseu são discriminados nas carreiras dos profissionais e os contratos precários que abrangem cerca de 100 enfermeiros do Hospital de Viseu.
Já na escola de cães-guia de Mortágua, José Miguel Lopes visitou as instalações juntamente com o cabeça de lista por Coimbra, Miguel Cardina. Os dois candidatos do Bloco ouviram os trabalhadores desta escola sobre o trabalho que desenvolvem com os cães-guia e com as pessoas com cegueira.
O partido, que tem vindo a acompanhar este trabalho desde 2021, compromete-se em enviar ao próximo Governo uma recomendação que equipare a formação profissional dos estágios de pessoas cegas para atribuição de cães-guia, evitando perdas de salário ou dos períodos de férias.
“A formação de um cão-guia e a sua atribuição a uma pessoa cega tem como objetivos apoiar a integração social, cultural e profissional do/a beneficiário/a, procurando aumentar a autonomia e segurança nas suas deslocações e na vivência diária, além de desempenhar um importante papel como vetor de comunicação”, defende o Bloco.
Além disso, José Miguel Lopes acrescentou que o partido irá também recomendar ao Governo “que subsidie rações de qualidade e tratamentos veterinários, pelos elevados valores que estes comportam”.