Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Brás
por
Miguel Longras
por
Jorge Marques
A ACERT, em Tondela, prepara-se para mais uma Queima do Judas, que decorre a 30 de março num novo local: o recinto da feira semanal local.
A associação cultural anunciou as datas da nova edição da tradição que marca a agenda de Tondela na altura da Páscoa.
A Queima e Rebentamento do Judas será antecedida pela semana intensa de criação comunitária do espetáculo. Durante a Semana Santa (24 a 29 de março), os participantes da Queima tomarão conta dos espaços do Novo Ciclo ACERT para mais uma Fábrica da Queima.
A apresentação do espetáculo está agendada para 30 de março, sábado de Aleluia, às 23h00. Este ano, será feito num novo espaço, o recinto da feira semanal de Tondela.
Depois, o ambiente festivo e de celebração do Judas prolongar-se-á noite adentro com o café-concerto dos Sonhos Rotos, uma banda de Carregal do Sal que interpreta covers de rock e hip-hop, proporcionando “um momento simultaneamente atual e nostálgico”, acrescenta a ACERT.
Entretanto, o improviso, a arte do circo, as emoções e as memórias são os temas que estão por detrás das propostas da ACERT, em Tondela, para os próximos dias.
A associação cultural anunciou que vai renovar “a programação em todos os espaços, da galeria ao auditório, com propostas para todas as idades”. Neste sábado (9 de março), pelas 23h00, o bar da ACERT recebe o café-teatro “Ervilha na Vila”, da companhia Ervilha no Topo do Bolo, em que o público decide o rumo do espetáculo.
Durante a tarde, entre as 14h00 e as 18h00, a ACERT apela à participação na oficina “Clown e Improviso”, destinada a maiores de 12 anos que irão explorar as linguagens do improviso e do clown, desafiando as regras do teatro. A participação é limitada a 12 pessoas.
Antes, na manhã, das 11h00 às 13h00, o espaço será das famílias na oficina “Desembaralho das Ideias e Emoções”, orientada pela psicóloga Alexandra Matos. A atividade explora estratégias lúdicas para lidar com emoções intensas, incentivando a autorregulação e o desenvolvimento da literacia emocional. O número de participantes é limitado a 10 crianças dos cinco aos 10 anos e acompanhantes.
Já a 16 de março, também um sábado, a Galeria ACERT inaugura a exposição “Retalhos”, de Tiago Sami Pereira, pelas 18h00. A mostra marca o retorno do artista à arte visual com um trabalho intimista que “reflete sobre a memória e o presente – do pessoal ao político – sob a forma de metáforas plenas de cor, contraste e simplicidade”, refere a associação.
Nesse mesmo dia, pelas 21h45, a companhia espanhola Xirriquitela Teatre apresentará o espetáculo “Papirus”, que fala sobre amizade, guerra, medos que nos tornam pequenos, sentimentos e esperança. Uma dramaturgia onde o gesto, o humor e a criatividade são protagonistas e que regressa à ACERT 20 anos depois da estreia.