Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A população de Vila de Barba, uma aldeia do concelho de Santa Comba Dão, junta-se por estes dias para cantar a ladainha pascal. A ladainha, que evoca a espiritualidade da Páscoa, é realizada todas as noites até 30 de março, véspera do domingo de Páscoa, às 21h00 na capela local.
Neste ritual antigo, que só foi interrompido durante a Covid-19 e que acontece nas duas semanas que antecedem a Páscoa, grupos da comunidade percorrem a Rua de São Sebastião, cantando alternadamente em diferentes pontos do percurso. A letra e o tipo de entoação vão mudando consoante o calendário religioso, numa celebração que atinge o ponto alto nos dias mais próximos da Páscoa.
A iniciativa faz parte dos festejos pascais que decorrem na Vila de Barba. Neste sábado (dia 23), à meia-noite, será feito o Ementar das Almas.
No sábado de Páscoa (dia 30), há karaoke com Luís Gomes a partir das 22h00 e a tradicional Queima do Judas à meia-noite.
Horas depois, já na madrugada do domingo de Páscoa (dia 31), o dia começa mais cedo com o cantar da Aleluia às 05h00. O Encontro de Cruzes acontece pelas 15h00 e os festejos acabam com um baile marcado para as 21h30 e a atuação da Banda MH5 no Clube Recreativo, Desportivo e Cultural de Vila de Barba.