Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Poemas de Camões podem ser ouvidos por quem passa pelo Rossio, em Viseu, desde esta manhã de quinta-feira. A acompanhar, uma exposição dedicada ao poeta onde se podem ler alguns dos seus poemas, hoje que é Dia Mundial da Poesia.
A iniciativa marca o arranque da terceira edição do Dizer Poesia, evento que decorre em Viseu até ao próximo dia 24 e que conta com cerca de 40 ações, da poesia à música, passando por conversas, performances e exposições, cinema e visitas guiadas.
Esta edição evoca e homenageia aquele que é considerado o maior poeta português de todos os tempos: Luís Vaz de Camões, no ano em que são celebrados 500 anos do seu nascimento.
A abertura oficial está marcada para as 18h00, na Casa Amarela, com a inauguração da exposição das edições inéditas d’Os Lusíadas, do Fundo Antigo da Biblioteca Municipal. Segue-se a apresentação da nova edição do Prémio de Poesia Judith Teixeira e, logo depois, a apresentação do livro e inauguração da exposição “Deuses do Olimpo”, de Luís Teles.
À noite, no Mercado 2 de Maio, acontece o concerto da fadista Lina que apresenta o álbum Fado Camões, numa colaboração com o produtor e músico britânico Justin Adams.
Na sexta-feira, será apresentado “RUGE – Poemas e Canções”, um projeto de poesia e música de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves que, segundo Leonor Barata, “fazem uma espécie de concerto comentado e declamação de vários poemas”, cruzando palavras escritas, cantadas e faladas.
Já a artista Capicua misturará canções e poemas declamados, entre o rap e a palavra dita, a rima e a prosa poética, no dia 23.
O concerto do último dia será “Do Amor e da Glória em Camões”, com composição musical original e interpretação de Rui de Luna, Marcos Lázaro no violino e Natália Luiza na declamação, e decorrerá no Teatro Viriato.
Destaque também para as visitas guiadas feitas pelo Grupo OFF “no centro e em locais menos convencionais”, durante as quais vão abordar tanto Camões, como Aquilino [Ribeiro], Judith Teixeira e Luís Miguel Nava, entre outros.
Já Pedro Freitas estará em Viseu para apresentar o seu trabalho “Ela – Metafisicamente d’outro Mundo”, interpretando os textos em conjunto com ambiências sonoras.