acidente jornal do centro
gnr_bt_covid19-2_0
neve_estrada_generico_gnr
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25

Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…

15.04.25
joão azevedo lordosa viseu a24
bernardo pessanha chega
Francisco Lopes, presidente Câmara Lamego
Home » Notícias » Diário » Hospital de Viseu já internou cerca de dois mil doentes em casa

Hospital de Viseu já internou cerca de dois mil doentes em casa

pub
 Hospital de Viseu já internou cerca de dois mil doentes em casa - Jornal do Centro
15.04.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Hospital de Viseu já internou cerca de dois mil doentes em casa - Jornal do Centro
15.04.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Hospital de Viseu já internou cerca de dois mil doentes em casa - Jornal do Centro

Em cinco anos, o Hospital de Viseu já internou cerca de dois mil doentes nas suas casas. A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) nasceu a 15 de abril de 2019 e, desde então, já percorreu mais de 350.000 quilómetros e retirou ao modelo convencional de internamento aproximadamente 12.000 dias

Segundo a ULSVDL, ao longo destes anos, “o projeto revelou-se como um enorme sucesso, atingindo um nível de aceitação e satisfação por parte de doentes e cuidadores superior aos 98%, superando por isso e em larga medida o nível de satisfação existente nos modelos convencionais de internamento”.

A unidade de saúde destaca ainda a importância desta unidade que com a hospitalização domiciliária tem conseguido “disponibilizar vagas no modelo convencional, o que em termos de custos foi também muito significativo para o Serviço Nacional de Saúde”.

Inicialmente, o projeto contava “com uma capacidade de 6 camas, encontrando-se presentemente com uma disponibilidade de internamento domiciliário de 13 camas”. Segundo a estratégia delineada, a unidade “evoluiu também em termos de distância considerada segura, admitindo atualmente doentes em praticamente todos os concelhos do distrito de Viseu, desde que geograficamente se localizem a, mais ou menos, 35 minutos da ULSVDL”.

Em 2022, a UHD estendeu a sua capacidade de internamento às ERPIS/Lares/Residências Seniores, “desde que reúnam os pressupostos gerais conhecidos para admissão em UHD”.

Este projeto, sustenta a ULSVDL, “tem-se centrado primordialmente no doente, privilegiando de uma forma muito clara e concreta, os ganhos dos doentes e das suas famílias. Tem sido um modelo que, se centra, efetivamente, no doente”.

A unidade, acrescenta, “tem passado por um crescimento progressivo, mas sustentado, mantendo o seu foco primordial na qualidade, segurança e eficiência dos cuidados prestados aos doentes das mais diferentes áreas médicas e cirúrgicas”.

Para o hospital, estes indicadores têm demonstrado que a hospitalização domiciliária “não seja presentemente encarada apenas como uma alternativa ao internamento convencional, mas como a melhor alternativa para iniciar ou manter cuidados de nível hospitalar aos doentes elegíveis, garantindo assistência contínua de cuidados médicos e de enfermagem no domicílio do doente durante o processo agudo de doença, apresentando claras vantagens no que diz respeito à redução de complicações inerentes aos internamentos convencionais nos hospitais e permitindo ainda uma melhor gestão das vagas hospitalares do SNS”.

A Hospitalização Domiciliária, enquanto modelo de prestação de cuidados no domicílio ao doente com critérios para internamento hospitalar, “proporciona assistência contínua e coordenada aos cidadãos doentes que, requerendo admissão hospitalar para internamento, cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos que permitam a sua hospitalização no domicílio, sob a responsabilidade dos profissionais de saúde que constituam uma Unidade de Hospitalização Domiciliária, respeitando o pressuposto de voluntariedade para o modelo, ainda legalmente instituído”, refere a ULSVDL.

pub
 Hospital de Viseu já internou cerca de dois mil doentes em casa - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Hospital de Viseu já internou cerca de dois mil doentes em casa - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar