Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira vai ter um novo recorde com 146 telescópios confirmados no evento que decorre este fim de semana.
A organização também tem confirmados 272 participantes, dos quais 217 vêm de fora de Moimenta da Beira.
O número inclui pessoas oriundas de todas as regiões do país, desde o Minho ao Algarve, passando ainda pelos Açores, de onde chegam portugueses que vêm pela primeira vez das ilhas de São Miguel e Terceira. Um outro português chegará de Amsterdão, nos Países Baixos.
Aos participantes nacionais juntam-se mais 37 vindos de várias zonas de Espanha e ainda do sul de França. Antes, estavam pré-inscritos 164 telescópios e 315 participantes.
Este ano, a Concentração de Telescópios tem a edição mais alargada de sempre, arrancando nesta sexta-feira (10 de maio) e terminando no domingo (dia 12) no concelho.
Ao longo dos três dias de realização, a Concentração de Telescópios propõe documentários, palestras, um intercâmbio ibérico, momentos musicais, uma visita cultural e observações solares e noturnas do espaço abertas à comunidade.
Já internacionalizado, o evento vai decorrer em simultâneo com a terceira Reunião Europeia de Telescópios Astronómicos promovida pela Associação Astronómica de Ara de Los Olmos, de Espanha.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Moimenta da Beira, das Juntas de Freguesia de Moimenta da Beira e Cabaços, da Comissão do São Torcato e da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.