psp_sensbilizacao_passadeiras_5_of_7
hospital_viseu
SH_1
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…

04.02.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

04.02.25

Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….

29.01.25
Home » Notícias » Concelho » Mortágua » Autarquia de Mortágua já tem projeto pronto do Parque da Água

Autarquia de Mortágua já tem projeto pronto do Parque da Água

 Autarquia de Mortágua já tem projeto pronto do Parque da Água
09.05.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autarquia de Mortágua já tem projeto pronto do Parque da Água
05.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autarquia de Mortágua já tem projeto pronto do Parque da Água

O presidente da Câmara de Mortágua anunciou que está em fase de conclusão o estudo prévio de arquitetura para a elaboração do futuro parque da água, uma infraestrutura que, segundo o autarca, vai criar uma “ampla oferta lúdica, desportiva e recreativa” na Albufeira da Aguieira. Esta é uma das apostas da autarquia na área do Turismo e que Ricardo Pardal destacou durante o discurso da cerimónia oficial do Dia do Município, que se realizou esta quinta-feira. Além de uma piscina flutuante, o Parque da Água (que irá surgir na zona do Valongo-Breda) terá zonas verdes e equipamentos de apoio que permitam a sua utilização durante todo o ano. Este projeto está referenciado no plano de ação do Investimento Territorial Integrado (ITI) da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), para financiamento no âmbito do Programa Portugal 2030, salientou o autarca socialista. Este é um dos investimentos que o presidente da Câmara quer ter no terreno nos próximos meses, assim como a ampliação do Parque Industrial, de forma a aumentar “a capacidade de instalação de novas empresas”.

O turismo, de acordo com Ricardo Pardal, é um dos vetores de desenvolvimento do concelho. O autarca destacou a criação juntamente com outros municípios vizinhos da Rota Mondego-Bussaco, um “destino turístico que tem a premissa aqui vive-se com tempo, damos tempo à natureza, à história, à gastronomia e ao vinho. Sentimos que sem pressas vivemos a vida em pleno”.
Em dia de feriado municipal, a autarquia fez também uma homenagem aos empresários que contribuem para o desenvolvimento do concelho, com a entrega da Medalha de Ouro Municipal à Cerâmica Vale da Gândara, que tem 67 anos de experiência na produção de tijolos tradicionais e telhas cerâmicas. Em 2007, a empresa foi comprada pelo Grupo La Paloma, um dos maiores grupos cerâmicos europeus. Atualmente, cerca de 65 por cento da produção é exportada para países como Espanha, Reino Unido, Angola e Coreia do Sul.

“Tino Lobo”, como é conhecido, foi a personalidade que recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.
Ricardo Pardal realçou o “cidadão ímpar” de 91 anos que “ainda tem papel relevante no panorama cultural de Mortágua”. “É uma referência para muitos agentes culturais do concelho e um forte impulsionador do associativismo”, disse. Também o Agrupamento de Escuteiros 1241 de Mortágua, que completa 35 anos de existência e vai receber a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.

No discurso de abertura, o presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca, criticou a baixa remuneração de quem tem cargos autárquicos. “Não são só os trabalhadores da saúde, os militares, a GNR, a PSO, os professores que devem ser melhor renumerados. Os funcionários públicos, as chefias autárquicas e quadros intermédios devem também ser melhor remunerados”, disse.

pub
 Autarquia de Mortágua já tem projeto pronto do Parque da Água

Outras notícias

pub
pub
 Autarquia de Mortágua já tem projeto pronto do Parque da Água

Notícias relacionadas

Procurar