A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
Os objetos de artesanato criados no projeto Craft Turismo Criativo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vão ser apresentados na exposição “Novas Formas de Artesanato – Design Feito à Mão”, que vai percorrer a região.
A sede da CIM, em Tondela, é o primeiro local onde a mostra pode ser visitada até ao próximo domingo (19 de maio).
Seguem-se os concelhos de Carregal do Sal (átrio dos Paços do Concelho entre 20 de maio e 9 de junho), Vila Nova de Paiva (edifício da Câmara Municipal de 11 a 30 de junho), Santa Comba Dão (Núcleo Museológico de Artes e Ofícios de 1 a 21 de julho), São Pedro do Sul (Câmara de 22 de julho a 11 de agosto) e Tondela (Museu Terras de Besteiros de 12 de agosto a 1 de setembro).
Também estão previstas passagens por Castro Daire (Museu Municipal de 2 a 22 de setembro), Oliveira de Frades (Museu Municipal entre 23 de setembro e 13 de outubro), Vouzela (Paços do Concelho de 14 de outubro a 3 de novembro) e Viseu (Posto de Turismo nos dias 4 a 22 de novembro).
O Craft Turismo Criativo foi organizado pela Associação de Desenvolvimento do Dão em parceria com a comunidade intermunicipal, promovendo o património cultural, artesanal e imaterial de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.
Vários artesãos conceberam de raiz quatro objetos criados a partir de técnicas, matérias e tradições locais e que podem ser utilizados no dia-a-dia, combinando essas práticas tradicionais com interpretações contemporâneas.
Os artigos foram elaborados a partir da experimentação de várias técnicas artesanais, nomeadamente técnicas de ferro e vidro, cestaria, cerâmica e bordado em linho.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, salienta a importância da valorização da cultura tradicional da região. “Esta exposição é uma forma de valorizar os nossos criadores, o artesanato da região e, através dele, a cultura de Viseu Dão Lafões”, diz.