As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira vai ser requalificada num investimento de cerca de 4,8 milhões de euros. A Câmara Municipal candidatou a obra ao Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas e a empreitada foi classificada como “urgente”.
Classificada com o segundo grau do nível de prioridades – Categoria P2 (urgente) –, as obras visam “assegurar a melhoria dos espaços interiores e exteriores para fazer face à degradação natural das infraestruturas do edifício da escola-sede, que nunca foi alvo de obras estruturantes”, explica a autarquia de Moimenta em comunicado.
O projeto prevê a ampliação da área útil, a remodelação de espaços existentes e a respetiva requalificação com o objetivo de gerar “novos conceitos de organização, funcionalidade, orientação e identificação”.
A intervenção conta ainda com a criação de novos espaços interiores de circulação, lazer e estar e com a reformulação de todos os acessos aos blocos da escola “por forma a dar resposta ao acesso a pessoas com mobilidade condicionada, através de criação de rampas ou elevação dos pisos às cotas de soleira, entre outros”.
A autarquia de Moimenta quer ainda melhorar o desempenho energético da escola para melhorar as condições de conforto para a comunidade escolar.
“A nossa escola apresenta pontos críticos que carecem de resolução urgente. Tudo isto tem impacto direto nas condições de segurança, acessibilidade, eficiência energética e conforto, e influencia indiretamente na rentabilização de recursos materiais e humanos e no sucesso educativo dos alunos”, disse Paulo Figueiredo, presidente da Câmara.