Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Vouzela volta a cumprir a procissão do Corpo de Deus na próxima quinta-feira (30 de maio), festejando com os tradicionais tapetes de flores espalhados pelas principais ruas da vila.
Esta é uma das principais festividades que marcam a agenda do concelho e também um dos principais eventos turísticos de Vouzela. A procissão e as passadeiras de flores trazem todos os anos centenas de fiéis e turistas que assistem às cerimónias.
Os tapetes de flores vão ser decorados pelos próprios habitantes de Vouzela durante a tarde do dia da romaria, seguindo-se a procissão às 18h00 com passagem por todas as ruas enfeitadas.
Em Vouzela, a festa de Corpo de Deus é uma tradição antiga que acontece há muitos anos no concelho, sendo organizada há cerca de um século pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Rosário.
Nos anos 50 do século passado, o padre António de Barros Barbosa sugeriu que as ruas fossem atapetadas com flores e verdura.
Por isso, em cada rua, os moradores e comerciantes locais organizam-se para irem previamente, uns dias antes ou no próprio dia de manhã muito cedo, procurar e cortar as flores, chegando muitas vezes a percorrer dezenas de quilómetros para as encontrar.