Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O aluno Leonardo Pereira, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, conquistou o segundo lugar do Concurso de Escrita Criativa da Rede de Escolas Amigas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Portugal.
O estudante, da turma do 10.º D, teve de escrever um texto sobre o tema do concurso, “Juventude e Sustentabilidade para o futuro da CPLP”, para conquistar o galardão. Recebeu ainda um prémio monetário de 300 euros. O aluno ficou, ainda, apurado para a fase internacional do concurso.
O “Concurso de Escrita Criativa – Dia Mundial da Língua Portuguesa” é uma iniciativa conjunta das Escolas Amigas da CPLP que pretende assinalar a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, que se assinalam a 5 de maio, visando os alunos do 10.º ano de escolaridade.
As candidaturas são inicialmente analisadas e apreciadas pelos Ministérios da Educação dos Estados-Membros da CPLP. Numa primeira fase, o júri nacional de cada país identifica os três melhores trabalhos a serem submetidos ao Secretariado Executivo da CPLP, que depois envia-os para o júri internacional que selecionará os três vencedores globais.
A Rede de Escolas Amigas da CPLP é constituída por estabelecimentos de ensino de todos os Estados-Membros e países terceiros que acreditam com base nos ideais da CPLP.