A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A GNR e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) arrancam esta segunda-feira com a terceira Campanha de Prevenção de Afogamentos, alertando para as mortes por afogamento que acontecem de forma rápida e silenciosa.
O objetivo é sensibilizar as famílias para “a importância das regras de segurança a respeitar junto da água, nomeadamente, nas praias, rios, barragens, piscinas ou tanques”, explicam as duas entidades em comunicado.
A GNR e a APSI também querem facultar a “informação certa” para que os pais “possam proteger as suas crianças e alertar para a ínfima quantidade de água que é suficiente para que o afogamento de uma criança ocorra”.
Segundo as duas autoridades, no último triénio com números apurados (2020-2022), morreram 45 crianças. A média de mortes por afogamento era de 15 por ano, mais do que o dobro em relação ao triénio anterior: 7,3 entre os anos de 2017 e 2019.
Nesta campanha que acontece pelo terceiro ano consecutivo, a APSI e a GNR querem sensibilizar e evitar que haja mais vítimas por afogamento, alertando para que não se mantenha o silêncio com o aumento das mortes e das chamadas para o 112 que são reencaminhadas para o INEM, por afogamento e acidente de mergulho.
Os militares da GNR estarão no terreno, empenhados na sensibilização das famílias “para as medidas de prevenção a serem adotadas, por forma a evitar os acidentes por afogamento, com crianças e jovens”, acrescenta a nota.
No ano passado, um . O homem ficou em paragem cardiorrespiratória.
Em 2022, um outro jovem de 18 anos morreu afogado na Barragem da Aguieira, em Santa Comba Dão, Homem que morreu afogado na Barragem da Aguieira era natural de Viseu . Também em Santa Comba Dão, um rapaz de 22 anos Jovem de 22 anos afogado na Praia da Senhora da Ribeira, em Santa Comba Dão.
Já em 2021, um jovem de 16 anos Jovem de 16 anos morre afogado na Barragem do Vilar (atualizada), em Sernancelhe. A vítima estava numa zona de praia não vigiada com um grupo de amigos e familiares.