última hora
eunice alliance games viseu ipv
entrega flautas carregal do sal
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

22.10.24

As lojas online transformaram a forma como fazemos as nossas compras. Num…

15.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

15.10.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Lavrar o mar

por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu

 Inovações no tratamento da coluna

por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense

 Uma realidade… a morrer na praia?!
Paviletrica 3
030322115231773043bee316666f3b3a9fb814cd5eeb62726bce
a
Home » Notícias » Colunistas » Bem-estar e indicadores de saúde dos alunos do concelho de Viseu

Bem-estar e indicadores de saúde dos alunos do concelho de Viseu

 Bem-estar e indicadores de saúde dos alunos do concelho de Viseu
08.07.24
partilhar
 Bem-estar e indicadores de saúde dos alunos do concelho de Viseu

por
Filomena Gato e Carla Loureiro

O Observatório do Bem-Estar do Concelho de Viseu, constituído pela equipa de Psicólogas a desenvolver funções em contexto escolar vai realizar um estudo com o tema “Bem-estar e indicadores de saúde dos alunos do concelho de Viseu”. Para tal, foi elaborado um Questionário (que teve o parecer positivo da Comissão de Ética da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu) que será aplicado em todas as Escolas do Concelho, do 3º ao 12º ano, em turmas escolhidas aleatoriamente, com a autorização escrita dos Pais/E. Educação e respeitando todas as regras de anonimato e confidencialidade.
O principal objetivo será recolher, junto dos alunos, alguns dados sobre o bem-estar, ocorrência de bullying e violência escolar, hábitos de consumo e de sono, envolvimento na Escola, lazer e desporto. A informação obtida e analisada empírica e estatisticamente, tendo na sua matriz uma sólida base conceptual e científica que irá permitir uma visão mais concreta da realidade, fundamental para uma reflexão conjunta, para a definição de práticas potenciadoras do bem-estar e para o desenho de protocolos de intervenção focados na promoção da saúde física e psicológica dos nossos alunos.
Um outro objetivo, não menos importante, será a comparação com outros indicadores já existentes ,provenientes de estudos efetuados anteriormente e divulgados não só nas diferentes escolas, mas também na comunidade (onde se incluem diversas reflexões difundidas nesta mesma página).
Será também importante realçar a prática desta Equipa que se traduz não só na escuta atenta dos problemas existentes, mas também no trabalho em rede e na co-construção de estratégias de intervenção, consoante as características de cada Escola. Pois, tal como refere o Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em contexto escolar um dos domínios a ter em conta passa pela promoção do “(…)bem-estar e a Saúde Psicológica das crianças e jovens e respetivas famílias, professores/as e demais elementos da comunidade educativa, através da planificação e implementação de ações de carácter preventivo e promocional, numa perspetiva de prevenção do aparecimento ou agravamento de dificuldades (por exemplo, atividades de prevenção do insucesso escolar, bullying, violência ou comportamentos de risco), de promoção de competências (por exemplo, ações de educação psicológica deliberada) e de facilitação da participação social e comunitária (…)”.

Elaborado por Filomena Gato e Carla Loureiro
(Psicólogas que integram a equipa do Observatório do Bem-Estar)

 Bem-estar e indicadores de saúde dos alunos do concelho de Viseu

Jornal do Centro

pub
 Bem-estar e indicadores de saúde dos alunos do concelho de Viseu

Colunistas

Procurar