Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões espera ter um novo operador do serviço público de transporte de passageiros até ao início de 2025, na sequência de um concurso internacional no valor de 50 milhões de euros.
“O contrato está assinado com o operador do concurso público internacional e agora estamos na fase em que enviámos o contrato para visto do Tribunal de Contas”, explicou esta quinta-feira aos jornalistas o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho.
Segundo o responsável, depois de conseguido o visto, ocorrerá o processo de mudança de operadores. Desta forma, o território da CIM (exceto a capital de distrito, que tem um sistema próprio, o MUV – Mobilidade Urbana de Viseu) passará a ter um operador em vez de quatro.
“No final deste ano, início do próximo, com toda a certeza vamos ter o novo operador”, afirmou Nuno Martinho, referindo que poderão ser aproveitadas as duas semanas das férias do Natal para que a transição seja mais fácil, sem o transporte escolar.
O secretário executivo da CIM disse que no âmbito deste concurso – que rondou os 50 milhões de euros para um período de cinco anos – será possível ter um serviço público de transporte de passageiros mais moderno, que inclui ‘wi-fi’ gratuito, ar condicionado e autocarros mais novos e com sistema de GPS integrado.
O novo serviço vai também “facilitar a vida ao utilizador através da tecnologia”, graças a uma aplicação para telemóvel que permitirá, por exemplo, saber se o autocarro está atrasado.
“Vai haver um acrescento grande relativamente ao serviço que temos atualmente”, frisou Nuno Martinho, adiantando que funcionará em complementaridade com o serviço de transporte flexível Ir e Vir, que possibilita aos habitantes viajarem de táxi pelo preço de um bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes.
Outra novidade são dois circuitos urbanos, um na cidade de Tondela e outro na de Mangualde, que foram decididos pelas respetivas autarquias, acrescentou.
Este concurso surgiu depois de, em março de 2020, um primeiro não ter registado concorrentes.
“Desde aí, muita coisa mudou na mobilidade do país e da região”, disse Nuno Martinho aos jornalistas, considerando que foi decisivo para atrair operadores ao concurso o facto de este ter sido lançado “na modalidade de prestação de serviços e não de concessão, o que quer dizer que o risco da bilhética está do lado da CIM”.
O responsável contou que o concurso teve muita procura e que se revelou “uma boa opção a CIM ter optado pela modalidade de prestação de serviços”.
A CIM Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.