A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Os pilotos Carlos Tavares, Ricardo Megre, Pedro Villas-Boas, Hipólito Pires, Fernando Peres, Joaquim Rino, Nuno Caetano, Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva vão estar na 19.ª edição do Caramulo Motorfestival, que decorre de 6 a 8 de setembro.
Considerado o “maior festival motorizado em Portugal”, o Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal. A organização já tinha anunciado antes o Caramulo Motorfestival já tem um piloto confirmado .
Além dos pilotos já revelados, a prova vai contar com um piloto principal convidado que será revelado na próxima semana. No entanto, o Museu do Caramulo já adiantou que “será uma estreia nos grandes eventos nacionais”.
A Rampa Histórica Michelin, uma das atrações do festival, vai voltar a contar com cerca de 140 equipas de diversas nacionalidades. Os automóveis clássicos e de competição são selecionados a dedo pela organização, que privilegia “a raridade e interesse histórico dos veículos participantes, o que confere um carácter único a esta prova”, explica em comunicado o Museu do Caramulo.
A corrida conta novamente com as categorias Chronomasters, onde vão aparecer os automóveis pré-guerra e Fórmula V, e Speedmasters, centrada nos automóveis de turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.
O Caramulo Motorfestival também vai comemorar este ano o centenário da MG e o 125.º aniversário da Fiat e da Opel, com concentrações de modelos históricos referentes às marcas aniversariantes.
O evento também irá assinalar os 90 anos do lançamento do Citroën Traction Avant (comummente conhecido como “Arrastadeira”), os 70 anos da estreia do Mercedes-Benz 300 SL “Asas de Gaivota” e os 50 anos do lançamento do Volkswagen Golf.
O Dia D, que celebrou em 2024 os seus 80 anos, será também assinalado no Caramulo Motorfestival, que vai receber uma exposição e desfile de veículos militares da Segunda Guerra Mundial.
Também as duas rodas vão estar em destaque na Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motos e bicicletas que voltará a receber marcas, clubes e concentrações de motos de competição, antigas, Vespas e Café Racers, entre outras.
O mesmo espaço também vai reunir empresas de customização e comercialização de acessórios, além de artigos alusivos aos veículos de duas rodas.
O Motorfestival também terá uma “programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular”, com atividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas de descanso e descontração, com música durante todo o evento e entrada livre.
A Motorlândia, que vai ficar dentro do Pavilhão Municipal do Caramulo, contará com uma pista júnior, uma pista de karts elétricos, um centro de gaming com jogos e simuladores e uma pista de slot cars, com corridas para todas as escalas e idades.
Os aviões clássicos também vão voltar a sobrevoar o Caramulo no Air Show, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores em voos de demonstração ou de acrobacia.
A organização lança ainda o repto aos visitantes para participarem com o seu carro clássico e virem “vestidos à época”, com adereços e vestuário do antigamente. Todos os que se apresentarem vestidos estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização.
No próprio Museu do Caramulo, o Motorfestival vai coincidir com a exposição temporária “Uma Paixão sobre Rodas”. A mostra revela a Coleção de André Villas-Boas mostra “paixão sobre rodas” no Museu do Caramulo, que já foi piloto em competições da modalidade.
Já no Caramulo Experience Center, poderão ser contemplados veículos que habitualmente se encontram longe dos olhares do público como os monolugares de Fórmula 1, Jordan 199 e Sauber C18, ambos datados de 1999.