Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A cidade de Lamego volta a receber vários artistas para mais uma edição do Festival ZigurFest. Durante quatro dias, a 13.ª edição do evento toma conta de vários espaços da cidade com concertos, performances, debates e workshops. O evento arranca esta quarta-feira.
No primeiro dia, pelas 18h00, na Associação Desportiva de Avões (ADA), ocorre a abertura e apresentação do programa do festival.
As iniciativas arrancam pelas 19h00, também na ADA, onde Ruca Bourbon inaugura a sua Quermesse Lamecense com visita guiada pelo espaço da ADA, que acolhe o resultado do seu período de residência na cidade de Lamego. Os concertos têm início às 22h00 com Yaw Tembe + Norberto Lobo numa fusão de guitarra, sopros e música eletrónica. Às 23h00 acontece um concerto de Ilusão Gótica e, com fim previsto para a 01h00, há concerto e rádio sonoplasmática com música portuguesa e baile boémio.
Na quinta-feira, dia 25, o ZigurFest começa com um workshop (às 15h) de Rádio comunitária com Catarina Machado e Rádio Jornal do Centro. Às dezesseis horas, na Casa do Artista, ocorre o workshop “Contraciclo vocal: da obra à boca” com Simão Collares, integrado na exposição “Silvestre Pestana – Um Artista de Contraciclos”, em parceria com a Fundação Serralves.
No Teatro Ribeiro Conceição, às 21h30, há concerto com o pianista Tiago Sousa em união com o Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, também artista em residência artística.
Pelas 23h00, no Centro Cívico, acontece o concerto de Garoa.
À meia-noite, ainda no Centro Cívico, há concerto dos Cíntia, em conjunto com Rezmorah.
No dia 26 de julho, às 14h30, no Teatro Ribeiro Conceição, há exibição da longa-metragem da cineasta e videógrafa Eloísa Silva e de Bernardo Álvares, artistas em residência artística. Um coletivo musical composto por utentes da Associação Portas Prá Vida. Pelas quinze e trinta, no TRC, há conversa marcada sobre arte e acessibilidade.
Às 16h00, há novamente workshop de Rádio comunitária com Catarina Machado (ZIgurFM).
Uma hora depois, no Horto, os Cat Soup sobem ao palco. Às 18h00, também no Horto, há concerto de Moira. Pelas vinte e duas horas, no Teatro Ribeiro Conceição, há uma performance de folclore de Maria R Soares, artista residente do ZigurFest, que tem estado envolvida com a comunidade local.
Às 23h00, na Rua da Olaria, há concerto marcado com MONCHMONCH..
À meia-noite, ainda na Olaria, é Papié Maché quem sobe ao palco. Um grupo inspirado pelos ritmos do afrobeat, highlife e grooves orientais.
Pela uma hora da manhã, no Museu de Lamego, há concerto de O Triunfo dos Acéfalos, projeto de electro-punk composto por Luís Barreto e Bugs Ferreira.
Às duas horas da manhã, ainda no Museu de Lamego, há atuação de Zancudo Berraco.
O último dia de Festival arranca também às 15h00, no Centro Cívico, onde há o workshop “Sub_Jam: um mundo de vibrações”, dado por Beatriz Romano, artista surda do coletivo FreqSix. Às 16h00, há atuação da mesma artista no Centro Cívico.
Às dezessete horas, no Bairro da Ponte, acontecerá o concerto de ladoazul (João Campos Costa na guitarra e Rita Só na percussão).
Às 18h00, ainda no Bairro da Ponte, há um reencontro entre João Grilo e Suzana, à beira-rio, na companhia de cães e outras espécies companheiras..
Às vinte e duas horas, no Teatro Ribeiro Conceição, há novamente performance da bailarina e residente Maria R Soares.
Às vinte e três horas, na Alameda, o rapper, produtor e ilustrador de Paredes, Riça estreia-se na cidade de Lamego. Numa parceria com a escola LGP Movimento, este concerto terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Pela meia-noite, ainda na Alameda, será realizado o concerto de bbb hairdryer.
À uma hora da manhã haverá o concerto de Marquise, capitaneados pela voz de Mafalda Rodrigues.
Para terminar, às duas horas da manhã, na Alameda, acontecerá o concerto do DJ, produtor, colecionador de discos e ativista Lynce.