A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O Sport Viseu e Benfica (SVB) assinala no próximo dia 1 de agosto o centenário com uma missa na Igreja da Nossa Senhora da Conceição. A eucaristia acontece às 18h15 e é presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano.
O momento contará, segundo a organização, com a presença de alguns “ilustres” que estão ligados ao clube, entre eles Fernando Seara (presidente da Comissão para as Comemorações do Centenário do SVB), Fernando Gomes (presidente da Federação Portuguesa de Futebol), Fernando Ruas (presidente da Câmara de Viseu), José Manuel Mota Faria (presidente da Assembleia Municipal de Viseu), José Santos Costa (presidente do Instituto Politécnico de Viseu), José Carlos Lopes (presidente da Associação de Futebol de Viseu), Rui Gomes da Silva (filho de um ex-presidente do SVB) e Waldemar Calhau (também presidente da Comissão de Honra do Centenário do SVB).
O clube foi criado a 1 de agosto de 1924 por um grupo de entusiastas do futebol da cidade de Viseu como Sport Lisboa e Viseu. Anos mais tarde, foi adotado o atual nome. O Viseu e Benfica é a filial número três do SL Benfica.
“São 100 anos de voo da águia em Viseu: as histórias, o legado e as memórias do Viseu e Benfica de um clube que sempre levou longe o nome da cidade de Viseu e que muito contribuiu para a formação cívica, social e desportiva de milhares de atletas que ao longo de todos estes anos militaram num clube orgulhosamente eclético e de onde saíram grandes nomes do desporto português”, recorda o Viseu e Benfica.
Para comemorar o centenário, a direção do clube está a organizar durante este ano uma série de atividades que assinalam a efeméride. As celebrações pretendem envolver “não só a cidade de Viseu, como todos os seus habitantes, instituições, atletas do clube e seus familiares”, acrescentam os dirigentes.
Também para assinalar os 100 anos, o Viseu e Benfica criou uma mascote, o Bocas, pelo facto de os seus adeptos serem conhecidos como os Bombeiros da Rua das Bocas, devido à cor dos equipamentos e à proximidade da sede do clube com a do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários.
Pensado na agenda, está também um jogo de veteranos entre o Viseu e Benfica e o SL Benfica, um congresso e um almoço convívio, além da celebração da efeméride na Feira de São Mateus durante o mês de agosto.