A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Carla Sofia
A Rota do Megalitismo
A Rota do Megalitismo de Vouzela é um circuito que passa por vários monumentos pré-históricos, incluindo alguns dos maiores dólmens da Beira Alta.
Entre os principais, destaca-se o Dólmen da Lapa de Meruje que se encontra junto à Barragem da Lapa de Meruje, em plena Serra do Caramulo, um monumento de câmara poligonal com sete esteios e tampa de cobertura. No corredor são visíveis quinze esteios, nove do lado norte e seis do lado sul. A mamoa, apesar de não cobrir totalmente o monumento, encontra-se muito bem conservada.
Também o Dólmen da Malhada do Cambarinho que se localiza na Serra do Caramulo, é um monumento com câmara e corredor. Na câmara sobrevive apenas um esteio, enquanto no corredor são visíveis onze, cinco do lado norte e seis no lado sul. Sobre dois esteios do corredor possui uma laje de cobertura.
Por último, há ainda a destacar a Necrópole de Vale D´Anta, também na Serra do Caramulo, um dólmen simples, provavelmente aberto, com câmara de planta poligonal, alongada, composta por nove esteios dos quais se conservam ainda oito.
As praias fluviais e os percursos pedestres
O concelho de Vouzela encontra-se repleto de locais propícios a atividades em comunhão com a natureza. Sejam as praias fluviais ou os percursos pedestres, não falta o que fazer.
Começando pelas praias fluviais, a Praia Fluvial de Porto da Várzea, situa-se em Campia junto ao rio Alfusqueiro numa zona densamente arborizada. Também a zona de lazer junto à Torre de Cambra com uma extensa área verde ajardinada, mesas e parque infantil, são algumas das opções disponíveis.
Depois, existem opções para todos os gostos no que aos percursos pedestres diz respeito. O Percurso do Cambarinho, o PR1 – Percurso da N.ª Sr.ª do Castelo, o PR2 – Um Olhar sobre o Mundo Rural, o PR3 – Trilho da Serra do Caramulo, o PR4 – Trilho da Penoita, o PR5 – Caminho de São Miguel do Mato, o PR6 – Trilho Medieval, o PR 7 – Percurso das Poldras, o PR8 – Trilho da Água ou o PR9 – Percurso Quercus Robur são os percursos disponíveis no concelho.
A riqueza gastronómica
Vouzela é um concelho rico no que toca à gastronomia. A Sopa Seca é um prato emblemático, típico da freguesia de Alcofra. É uma refeição de respeito, de influência alentejana, herdada de tempos antigos, confecionada com pão amanhecido e água do cozido, numa padela de barro e não numa panela.
A Vitela de Lafões é o ex-libris da região e pode ser confecionada de diversas formas, sendo muito tenra e saborosa, pois é proveniente de animais criados por empresas familiares da região de Lafões.
Na doçaria impera o Pastel de Vouzela, uma iguaria feita de massa muito fina e estaladiça, recheada com doce de ovos. O Folar de Vouzela é outro dos doces de destaque no concelho, trata-se de um pão adocicado à base de açúcar e manteiga.