A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Pedro Ruas
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Nádia Martins
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, disse que vai pedir uma reunião com os comandantes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Polícia Municipal na sequência dos recentes atropelamentos na cidade que esta semana tiraram a vida a duas pessoas, em menos de 24 horas.
O autarca garantiu que vai “pressionar” as autoridades e que está na altura de envolver várias entidades, nomeadamente escolas “para que se alerte a população a tomar precauções”, seja enquanto peão ou automobilista. O assunto foi abordado no final da reunião de executivo, que aconteceu esta quinta-feira (1 de agosto).
Fernando Ruas disse ainda que a autarquia nada podia ter feito para evitar os atropelamentos que causaram a morte a dois homens, um foi na Avenida da Europa e outro foi junto à rotunda Carlos Lopes.
“O que é que falta nos lugares dos atropelamentos que seja da responsabilidade da câmara? Tem limitação de velocidade, tem semáforos, tem passadeira. O que falhou?”, disse.
Questionado sobre a pouca luminosidade num dos locais e os semáforos desligados no outro, Fernando Ruas sublinhou que isso não pode justificar os acidentes.
“Estava desligado, mas não pode ser por aí. A culpa terá que ser do peão ou do condutor. Pode haver iluminação, pode haver radares e mesmo assim não resolver o problema. Lamento muito o que aconteceu, mas não pode dizer-se que é por causa do semáforo. E também não sabemos se todos os envolvidos tomaram as medidas necessárias”, acrescentou.
Fernando Ruas lembrou ainda que o problema dos atropelamentos é uma questão nacional e que a autarquia até reforçou a segurança criando a Polícia Municipal. “Apesar de tudo, somos um dos 44 concelhos que tem Polícia Municipal. Se há alguma câmara que se preparou para estas problemáticas fomos nós”, sublinhou, lembrando ainda que existe uma Comissão Municipal de Trânsito que “também pode dar sugestões”.
O tema dos atropelamentos foi PS questiona Câmara de Viseu sobre medidas para prevenir atropelamentos durante a reunião, mas o autarca não respondeu. Aos jornalistas explicou que os vereadores “antes de trazerem o assunto à reunião foram falar para a comunicação social” e que, por isso, respondeu da mesma forma.
“Alguém está a tentar dividendos da desgraça alheia. Quiseram jogar com uma situação sensível, é um aproveitamento notório. Quero que eles me digam qual a cidade gerida pelo Partido Socialista onde não há desastres e atropelamentos”, disse.
Fernando Ruas destacou ainda a abertura do município para resolver problemas. “A autarquia está sempre disponível, só não vou é por impulsos. Primeiro era a pavimentação e agora que há pavimentação arranjam outra coisa. Qualquer dia vão dizer que arranjámos condições a mais e as pessoas aceleram de mais. Não compactuo com aproveitamentos desta natureza, porque se percebe a intenção”, finalizou.