A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Biblioteca Municipal de Tabuaço foi renomeada, este sábado (3 de agosto), em homenagem ao ex-autarca José Carlos Pinto dos Santos, que esteve 20 anos à frente do município. Segundo a autarquia, a mudança foi realizada como forma de homenagear o antigo edil “pela sua dedicação não só ao concelho como à divulgação da cultura intrínseca em geral”.
A cerimónia, organizada pelo município e que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias. Marcaram ainda presença o autarca de Tabuaço, membros do executivo, deputados regionais, ex e atuais autarcas da região, além de familiares, amigos e funcionários do município.
Durante os discursos, José Carlos Pinto dos Santos foi recordado como uma figura central na política local, tendo liderado a Câmara Municipal de Tabuaço entre 1989 e 2009. O ex-autarca foi destacado não apenas pela sua dedicação ao desenvolvimento do concelho, mas também pela sua paixão pela região.
A cerimónia contou com o descerrar da placa com o novo nome e foi ainda apresentado o livro “Cancioneiro da Granja do Tedo”, coautoria do homenageado.
No mesmo dia, foi também inaugurado o Centro Interpretativo da Granja do Tedo, pelo presidente do município, um espaço que inclui um espólio em que José Carlos Pinto dos Santos teve uma participação ativa. Este dia especial foi ainda marcado pela apresentação do livro “Uma Epopeia Geracional – da II Grande Guerra ao Coronavírus”, de José Pombo.
Para a autarquia, o dia 3 de agosto de 2024 será lembrado como uma data de grande importância para Tabuaço, ao celebrar a vida e o legado de um homem “que muito fez pelo concelho de Tabuaço”.