Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Na quinta-feira, dia 15 de agosto, data em que se celebra a Assunção de Nossa Senhora, foi oficialmente inaugurado o painel de azulejos do patamar 3 do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego. A reposição deste elemento artístico e religioso resultou de um esforço comunitário promovido pela Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, no âmbito do projeto “Azul e Branco”.
Este projeto, apresentado ao público há um ano pela Mesa Administrativa da Irmandade, desafiou a população, devotos, peregrinos e visitantes a contribuírem para a recolocação do painel de azulejos, cujo tema é a “Assunção de Nossa Senhora”. A iniciativa, que incluiu a venda simbólica de azulejos durante a Romaria de Portugal, contou com a “generosidade de 725 mecenas”, oriundos de 10 países. Os nomes dos doadores foram inseridos numa “Cápsula do Tempo”, colocada no interior da parede do patamar, garantindo o reconhecimento permanente do seu contributo.
A cerimónia de descerramento do painel reuniu instituições, mecenas e a população local. O Reitor do Santuário, Cónego João Teixeira, presidiu à bênção do painel, enquanto o Juiz Presidente da Irmandade, Cónego Filipe Pereira, e o Coordenador do projeto, Dr. Paulo Barradas, expressaram o seu agradecimento aos presentes. Este último, Paulo Barradas, mentor da iniciativa “Azul e Branco”, explicou o processo que levou à reposição do painel e enalteceu a adesão da comunidade a este projeto.
Entre os aspetos destacados, foi mencionada a obtenção do desenho original do painel, conseguido através da filha do artista Fernando Gonçalves, autor do primeiro painel em 1955. Para além disso, segundo a Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, o envolvimento do município, empresas da região e cidadãos anónimos “foi fundamental” para a concretização desta obra, que agora está à vista de “todos que sobem ou descem o monumental escadório de Nossa Senhora dos Remédios”.
A Real Irmandade anunciou ainda a continuação do projeto, que se vai centrar agora na reposição do painel de azulejos do patamar 4. Para este efeito, será em breve instalado um espaço na Avenida Dr. Alfredo de Sousa, durante a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, onde todos os interessados podem adquirir simbolicamente azulejos e contribuir para “mais um sonho da população da cidade de Lamego”.