agenda 2025
Bombeiros Sapadores de Viseu manifestação Natal Lisboa
augusto canário vila nova paiva
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

25.12.24

São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…

24.12.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

23.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs

por
Jorge Marques

 O Fim ou o Princípio?
Home » Notícias » Diário » Quatro municípios do distrito de Viseu ainda não iniciaram revisão obrigatória dos PDM

Quatro municípios do distrito de Viseu ainda não iniciaram revisão obrigatória dos PDM

Os municípios incumpridores do prazo para a primeira apresentação de proposta de Plano estão sujeitos à sanção de suspensão de direito de candidatura a fundos europeus

 Quatro municípios do distrito de Viseu ainda não iniciaram revisão obrigatória dos PDM
20.08.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Quatro municípios do distrito de Viseu ainda não iniciaram revisão obrigatória dos PDM
26.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
Mapa distrito de Viseu Quatro municípios do distrito de Viseu ainda não iniciaram revisão obrigatória dos PDM

Os municípios de Santa Comba Dão, Castro Daire, Tabuaço e Vouzela ainda não tinham iniciado, no final de julho, os procedimentos para a revisão obrigatória dos respetivos Planos Diretores Municipais (PDM) e apenas 84 autarquias terminaram o processo, revelou o Ministério da Coesão Territorial.

O prazo para que os municípios adaptem os PDM ao novo Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial foi prorrogado até ao fim de dezembro de 2024 e o prazo intercalar para a primeira apresentação da proposta de revisão terminou em 31 de maio.

Em 31 de julho, segundo o MCT, 14 dos 278 municípios do continente ainda não tinham realizado nem tinham agendada a primeira reunião da comissão consultiva ou a conferência procedimental para a revisão do respetivo PDM.

O Ministério da Coesão Territorial (MCT) indicou ainda que, dos 278 municípios do continente, 84 já tinham concluído a revisão dos respetivos PDM e 180 estão com o processo em curso.

Os municípios incumpridores do prazo para a primeira apresentação de proposta de Plano estão sujeitos à sanção de suspensão de direito de candidatura a fundos europeus, com exceção das áreas relativas à saúde, educação, habitação ou apoio social.

“Os municípios têm conhecimento da norma legal que prevê a perda de acesso a determinados fundos europeus e essa norma será cumprida depois de um procedimento de audiência prévia, visando apurar a fundamentação dos motivos do incumprimento”, destacou à Lusa o MCT.

A obrigatoriedade de incluir as regras de Classificação e Qualificação de Uso do Solo nos Planos Municipais e Intermunicipais foi formulada em 2015, altura em que foi estabelecido um período inicial de cinco anos para a cumprir, mas o processo de adaptação foi sucessivamente incumprido, pelo que o prazo teve várias prorrogações.

O processo começa com a marcação da primeira reunião da comissão consultiva ou conferência procedimental, consoante o caso.

Dados revelados pelo Governo em 30 de novembro de 2023 indicavam que apenas 64 municípios tinham então o processo finalizado, enquanto 28 dos restantes 214 municípios não tinham sequer agendada a primeira reunião para a apresentação de proposta de Plano.

O PDM é um documento obrigatório em cada município do país, estabelecendo a estratégia de desenvolvimento territorial, a regulação do uso dos solos e a gestão de infraestruturas nos concelhos.

 Quatro municípios do distrito de Viseu ainda não iniciaram revisão obrigatória dos PDM

Outras notícias

pub
 Quatro municípios do distrito de Viseu ainda não iniciaram revisão obrigatória dos PDM

Notícias relacionadas

Procurar