No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Palacete dos Pinheiros de Aragão, situado na Rua Marquês de Pombal, em frente à Igreja da Graça, vai acolher, segundo o município de Lamego, “muito em breve”, um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP). Esta “nova valência” será desenvolvida pela Comdignitatis – Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana, em colaboração com o município de Lamego.
De acordo com o Município, este novo centro tem como principal objetivo a qualificação familiar, “mediante a aquisição e o fortalecimento de competências parentais em diversas dimensões da vida familiar”. A iniciativa surge em resposta ao crescente número de crianças e famílias em Lamego que necessitam deste tipo de apoio, estando previsto o acompanhamento de cerca de 20 famílias através de visitas ao domicílio, às escolas e a outros locais necessários.
As instalações onde o CAFAP será implementado são propriedade do município de Lamego, cedidas à Comdignitatis ao abrigo de um protocolo de colaboração assinado em julho deste ano. Para além do espaço, a autarquia vai conceder um subsídio anual de cerca de quatro mil euros e vai ceder uma viatura municipal para facilitar o acompanhamento das famílias.
O presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, expressa a sua confiança no “sucesso desta parceria”, e afirma que “será um pilar muito importante para fortalecer as competências parentais e avaliar as dinâmicas de risco e proteção das famílias de Lamego, promovendo o exercício de uma parentalidade positiva.”