academico de viseu
Lamego
edifício comprado spsul habitação
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.12.24

A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…

19.12.24

O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…

19.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs

por
Jorge Marques

 O Fim ou o Princípio?
Home » Notícias » Diário » Inauguradas obras de meio milhão de euros na área da Saúde em Tondela

Inauguradas obras de meio milhão de euros na área da Saúde em Tondela

Ministros da Presidência e da Saúde inauguraram as obras de requalificação da USF Cândido de Figueiredo e do Polo do Caramulo da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados

pub
 Inauguradas obras de meio milhão de euros na área da Saúde em Tondela
21.08.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Inauguradas obras de meio milhão de euros na área da Saúde em Tondela
21.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Inauguradas obras de meio milhão de euros na área da Saúde em Tondela

A presidente da Câmara de Tondela e os ministros da Presidência e da Saúde inauguraram esta quarta-feira, no concelho de Tondela, as obras de requalificação da Unidade de Saúde Familiar (USF) Cândido de Figueiredo, em Canas de Santa Maria, e do Polo do Caramulo da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Campo de Besteiros/Caramulo, intervenções que custaram mais de meio milhão de euros.

A primeira unidade a ser inaugurada foi a USF Cândido de Figueiredo, que serve sete mil utentes e na qual trabalham quatro médicos, quatro enfermeiros e cinco administrativos.

Nesta valência foram realizados melhoramentos no isolamento térmico e telhado, foi instalado ar condicionado e construído um novo módulo, que levou à criação de mais dois gabinetes médicos e de uma sala de formação. A intervenção, efetuada durante dez meses, custou 237.557 euros, com o apoio do último quadro comunitário.

“Estamos em crer que com este investimento melhorarmos os cuidados de saúde primários da nossa população”, disse a presidente da Câmara de Tondela após o descerrar da placa de inauguração.

Carla Antunes Borges realçou ainda o facto de as obras terem decorrido com a unidade de saúde de portas abertas, sem comprometer a assistência clínica aos cidadãos.

“Queria aqui sublinhar este facto e agradecer a todos os profissionais que permitiram que esta obra fosse executada nestas condições, mas acima de tudo aos utentes, que diariamente vinham aqui ser assistidos, a aceitação e paciência que todos eles tiveram por serem atendidos com as obras a desenrolarem ao mesmo tempo”, disse.

A ministra Ana Paula Martins também se mostrou satisfeita por o atendimento às populações não ter sido comprometido com a intervenção que foi realizada.

“Isso mostra duas coisas essenciais e que são muito importantes em saúde e em coesão territorial. Em primeiro lugar que as nossas equipas em saúde são dedicadas ao bem comum”, salientou.

“Em segundo lugar, o facto de as autarquias, os nossos autarcas que efetivamente representam a comunidade, que não só exigem, mas também apresentam soluções para que a saúde de todos os portugueses seja de facto cada vez melhor. O Mistério da Saúde tem de agradecer a todos os autarcas esta parceria que desenvolvem permanentemente para que possamos ter cuidados de saúde primários que são a porta de entrada do Serviço Nacional de Saúde”, acrescentou.

Depois de Canas de Santa Maria, a comitiva seguiu para a Vila do Caramulo onde foram inauguradas as obras do Polo de Saúde local, que custaram 316.490 euros, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A unidade serve dois mil utentes.

A intervenção, que também durou dez meses, passou por arranjos interiores e exteriores. A cobertura foi substituída, assim como a caldeira e a iluminação, que passou a ser led. No telhado foi instalado um parque solar.

A cerimónia de inauguração da empreitada contou com a presença do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que de férias na sua terra natal não deixou de marcar presença.

“Isto é um projeto importante para uma terra e para uma serra porque isto estando aqui numa vila e numa freguesia tem um objetivo e uma cobertura ampla e é muito importante, onde tantas vezes ficamos com a sensação que o Estado desapareceu, o Estado manter-se com serviços a funcionar”, afirmou o governante.

A presidente da Câmara de Tondela falou num dia “glorioso” para o concelho, destacando a presença de dois ministros do governo central no território.

“É fundamental que estas obras de requalificação das unidades de saúde continuem a ter linhas de financiamento específicos para que os municípios possam requalificar os equipamentos, dando, assim, e fazendo jus às necessidades e às políticas de proximidade na área da saúde e dos cuidados de saúde primários”, defendeu Carla Antunes Borges.

 Inauguradas obras de meio milhão de euros na área da Saúde em Tondela

Outras notícias

pub
 Inauguradas obras de meio milhão de euros na área da Saúde em Tondela

Notícias relacionadas

Procurar